terça-feira, 22 de novembro de 2011

O peito sem conflitos - Carlos González


Esse trecho eu retirei do livro Mi Niño No Me Come, que tá disponível pra baixar em espanhol aqui. Faz parte da série "Amamentação: o que sua mãe não te contou"
Se quiser pode copiar, mas coloca embaixo quem traduziu ;)


Um conselho muito claro
Como quase todos os problemas, os conflitos com as crianças em torno da comida são muito mais fáceis de prevenir do que de tratar. O título e o conteúdo deste livro dificilmente atraem a atenção das mulheres grávidas, ou dos pais de crianças pequenas que comem. A maioria dos meus leitores (ou deveria dizer leitoras?) serão mães desesperadas porque seu filho "não come" há meses.
Mas não perco a esperança. Na melhor hipótese você está grávida, ou seu filho ainda é pequeno, e este livro lhe foi emprestado ou recomendado por uma amiga ou cunhada que passou por ele. Ou talvez pensa em ter outro filho e gostaria de não ter que passar pelo mesmo.
Esta seção contém, portanto, alguns conselhos sobre como dar de comer ao seu filho sem que surjam conflitos.

Não obrigue seu filho a comer.
Não o obrigue jamais, por nenhum método, sob nenhuma circunstância, por nenhum motivo.
 Este conselho só ocupa duas linhas, e poderia você pensar que é pouca coisa pelo que pagou pelo livro. Assim, me extenderei um pouco mais. Entretando, todo o mais é acessório, se em algum momento se perder nas minhas divagações, volte a este conselho.

Confie no seu filho
Veltemos ao principal. Após nove meses de espera, tens por fim nos braços o seu bebê. Não se mova! Ainda que alguns tenham se empenhado em tentar te convencer do contrário, nos teus braços é o melhor lugar pra ele.
Para não ter conflitos desde o princípio, o principal é confiar em seu filho. Seu filho sabe se tem fome, o relógio não. A maioria dos bebês mamam entre oito e doze vezes ao dia, irregularmente destribuídas. Devem demorar em cada peito 15 a 20 min na primeiras semanas, enquanto aprendem, mas pelos quatro meses começam a mamar muito rápido, em 5 ou 7 min ou talvez menos. Isto é o que diz a maioria, sempre tem algum que bate record, por mais ou por menos. Se dá o peito quando ele pede e o deixa o tempo que quiser, seu filho sempre terá o leite que precisa.

O peito se dá em livre demanda
No outro capítulo explicamos porque. Lembrará que os bebês dificilmente mamam com um horário regular, porque é precisamente a variação do horário que os permite modificar a composição do leite para que se adapte às suas necessidades.
Dizem que nossa civilização tem medo da liberdade; e talvez por isso muita gente acaba não aceitando isso de amamentar a demanda (do bebê), e tenta colocar limites. O triste é que as vezes os colocam com tanta sutileza que parece que dizem o mesmo, mas não é o mesmo. Por exemplo, os seguintes erros típicos:
"Dá o peito à demanda, ou seja, nunca antes de duas horas e meia nem mais tarde do que quartro."
Isso não é livre demanda! Isso é um horário flexível, e menos rígido, mas não é livre demanda. Por que não vai poder mamar antes de duas horas e meia? Nunca lhe ocorreu de acabar de comer, encontrar uma amiga na rua e entrar em algum lugar pra tomar café? Ou por acaso você disse a sua amiga: "Tome seu café se quiser, que te farei companhia; mas é que só faz meia hora que comi, e não volto a comer até as cinco"?

"Nas primeiras semanas é recomendável dar o peito em livre demanda, mas logo seu filho entrará num ritmo próprio"
Nem todos os bebês tem um ritmo. E entre os que tem, muito poucos seguem o ritmo de marcha militar que a frase sugere (nem a cada duas horas, nem a cada três, nem quatro). É mais fácil que o ritmo escolhido seja o "chá chá chá": várias mamadas muito seguidas, outras mais espaçadas, alguma pausa mais longe... O ritmo da lactância se manifesta, quando existe, um dia sim, o outro não: se Laura começa a mamar muito seguido pelas manhãs e dormir uma boa soneca pela tarde, é provável que amanhã volte a fazer o mesmo. Mas também pode ser que se surpreenda, e isso é o bonito de ter filhos. São pessoas, não robôs.

"Procure ir espaçando entre cada mamada"
Isso tampouco é livre demanda. Porque tem gente tão obcecada em separar as mamadas? Se seu filho quer mamar, e você quer dar o peito, porque alguém tem que se meter a controlar? Há de lhe falar também entre beijo e beijo? Você gostaria que os espaçassem entre domingo e domingo, ou entre viagens e viagens? Talvez os empresários seriam muito felizes com um domingo a cada dez dias, pagando um salário a cada quarenta e três dias e dando um mês de férias a cada um ano e meio; mas nem lhes ocorre propor isso. Pois bem, seu filho responderia com a mesma indignação se pudesse falar e entendesse o que significa "espaçar as mamadas".

(continua)

Gente, o autor deixa bem claro o livro inteiro o quão prejudicial é dar chupetas e mamadeiras pras crianças.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Amamentação: o que a sua mãe não te contou

Hoje lí na GPM (Gravidez, parto e maternidade) um post pontualissimo da Juliana Beaup em que ela dizia assim:
""Preciso explicar que embora nos tenhamos uma boa taxa de aleitamento e campanhas em massa, somos mega machistas???? Que aqui apesar de tudo, uma grande maioria caga e anda pro que o vizinho esta fazendo?
Eu aleito sim, como e quando quero... nao compactuo com quem pensa pequeno e nao me podo por causa disso, correto é dar exemplo de maternidade sadia, nao se esconder como se tivesse fazendo algo errado ou pra transformar um momento natural em algo mitificado.....nao é à toa que cada vez mais enfrentamos dificuldades pra aleitar, vai aleitar como se nunca viu ninguem fazendo? Vai entender como que um bebe fica horas e horas no seio se o unico exemplo visto por ai sao as mamadeiras de tres em tres horas? Vai achar que aleitamento é bom como vendo mulheres se escondendo ou deixando de sair pra nao se expor? "

Daí eu fiquei pensando nessa última parte e ví o quanto eu achava a amamentação um conto de fadas, mi mi mi, achei que fosse fácil, que era igual na tv e tudo o mais, sendo que a amamentação real só não foi uma catástrofe justamente por conta das meninas da GPM, e resolví vir aqui dizer algumas coisas que são normais durante o período do aleitamento mas que ninguém te conta.

- É normal o bebê mamar por horas. 
Tem dias em que o bebê vai ficar pendurado em você por 40min, 2h ou até mais. A Aurora, por exemplo, mamava durante uns 40 min por vez. Muita gente chama isso de "chupeitar", mas na real não é, porque continua saindo leite na boca do bebê, só que num fluxo menor.

- Tem dias em que o bebê vai ficar pendurado em você por mais do que duas horas seguidas.
É o famoso "pico de crescimento", que vem pra todos! Nessas horas a gente costuma achar que não tem leite o suficiente, que o bebê tá com fome e uma série de asneiras, mas na verdade não é isso.

- Vai parecer que a sua vida acabou.
É, no começo a gente se sente meio escrava, fica naquelas de "meu deus, não consigo mais nem fazer cocô em paz" e tal, que é bem verdade, mas passa amiga! Passa! Aproveita esse tempo em que o bebê vai ficar grudado em você pra ver umas séries, ler uns livros e exercitar a paciência.

- Bebê não mamam de 3 em 3h.
Isso é mentira! Se a sua vizinha disse que o filho dela mama só de 3 em 3h, se a sua cunhada disse isso, a sua mãe, sua sogra ou sua melhor amiga, acredite, elas estão mentindo! São raras as crianças que acompanham esse ritmo, porque criança não é robô. Alguns mamam mais espaçadamente, outros mamam um pouquinho de cada vez, enfim, cada criança tem o seu ritmo e é perfeitamente normal se o seu filho quiser mamar a cada 30 min.

- Bebês que tomam mamadeira engordam mais.
Isso está descrito em alguns artigos científicos e no livro do Dr. Carlos González - Mi Niño no me come (disponível para download aqui). Bebês de mamadeira tem um ritmo de crescimento mais acelerado do que os bebês de peito, que tendem a engordar um pouco menos a cada mês, entretanto, crianças aleitadas exclusivamente tem diminuída sensivelmente a chance de desenvolver diabetes e obesidade infantil. Por isso, se sua vizinha tem um bebê que engorda 1,5kg por mês e o seu só engorda 400g, acredite, o seu está muito mais saudável.

- É normal um bebê que mama no peito acordar de noite algumas vezes pra se alimentar.
O leite materno é rico em gorduras, imunoglobulinas (a famosa "imunidade) e uma série de outras coisas, entretanto, é muito mais digestivo do que o leite de vaca, ou seja, bebês que tomam mamadeira tendem a capotar justamente pq o leite artificial é muito mais gorduroso que o materno. É como se você estivesse dando uma feijoada pra pobre criança, que acaba tendo uma congestão e dorme a noite toda. Não preciso nem falar das farinhas tipo Nestogeno e etc né?  Pra você ter uma noção, a Aurora acorda umas 3x, e tem 1 ano e 2 meses.

(continua)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Publicidade infantil e o maldito capetalismo

Sem nem entrar no mérito das propagandas e comerciais absurdos que passam na TV com milhões de produtos pra crianças (por essas e outras que Aurora não vai assistir televisão por um bom tempo, pelo menos enquanto eu puder decidir por ela),esses dias tenho notado que o buraco é BEM mais embaixo.

Outro dia eu tava passeando com a Aurora na praça e começei a reparar numas coisas... Tem um pipoqueiro (vários, pq eles se revezam) que tá na bendita praça todo santo dia. E todo dia, além das pipocas, ele trás algodão doce, alguns balões, bolas, balas e doces diversos. Eu nunca tinha reparado nisso até minha filha ser o alvo. É fato, se uma criança compra alguma coisa, as outras instantâneamente vão querer! E como negar algo pra uma criança de 1 ano e 2 meses sem chororô e pirraça? I M P O S S Í V E L! Fato é que o maldito pipoqueiro coloca as malditas balas coloridas e chamativa num banco pequeno, bem na altura das mãozinhas gordinhas e desajeitadas da Aurora, e ela quer porque quer mexer naquilo, e ai de mim se tiro dela! Outro dia ela derrubou a caixa com as balas e eu até pensei que tinha estragado. Nessa hora pensei na minha carteira e no quanto de dinheiro eu não tinha dentro dela e cheguei a uma conclusão óbvia: se ela estragar algo, eu não vou pagar! Não vou pagar porque aquela merda daquela bala não deveria estar no meio de uma praça pública, atrapalhando o caminho e causando confusão nas pobres famílias universitárias que por lá transitam! hehehehe

Agora falando sério, garrei num ódio daquele pipoqueiro que só jesus na causa pra acudir, porque porra, é tudo feito de propósito pra criança querer e vc ser obrigado a gastar um dinheiro que as vezes você nem tem. E o pior é que muitas vezes se você não dá, a criança se sente menas: menas amada, menas rycah, menas bonita e outras infinidades. O olhar dos outros pais sobre você é mortal: te olham assim, sabe como? Daquele jeitinho de "nossa, que pobre! coitada da criança". Se são os avós então, NOOOOOOSSSSSSAAAAA! Outro dia teve avô oferecendo pipoca pra Aurora porque ficou com pena. Sério, eu aguento isso? Eu até tinha dinheiro pra maldita da pipoca, mas como tava perto da hora do jantar, não comprei, daí veio o bentido velinho com dó e dá o trem pra guria. Fiz cara de bunda, agradeci e fui embora antes que ela roubasse o saquinho de pipocas da guriazinha.

Enfim, me emputece muito ser forçada a comprar algo que eu não quero! Me deixa com sanguenozói sair do conforto do meu lar e não poder passear na rua sem ser assaltada por uma série de produtos que não vão durar nem 3min na mão de uma criança e que, no final das contas, vão causar a maior confusão, pq né, se eu não deixo ela mexer, ela chora, e chora e chora e continua chorando. Um inferno! Mas eu me recuso a ceder! Me recuso a comprar 380918391083091 bolas, balas (que na real ela nem come, pq tem muito açúcar e mimimi) e brinquedos que vão ser esquecidos em questão de segundos.