quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Medidas pra enfrentar a crise hídrica a longo prazo


Não sei se eu já cheguei a comentar aqui, mas eu trabalho com ecologia vegetal. Esse ano muita gente vem falando seca e etc, e queria dizer que isso é tudo mentira. Não existe seca nenhuma, tá chovendo do mesmo jeito que chove nos outros períodos (uns anos chove mais, nos outros menos e sempre foi assim) e que a falta de água era tragédia anunciada a pelo menos uma década. Se falta água é porque a gente vota errado, consome errado e não se preocupa com o que tem que se preocupar. 
Eu ouvi a minha vida inteira que eu sou eco-chata, radical e xiita, e hoje fico feliz que as pessoas estejam aprendendo (mesmo que a duras penas) a ter alguma consciência ecológica - já que aparentemente não aprendemos nada com os apagões de 2001. A culpa não é do PT, não é do Alckmin e essa é a hora de todos assumirmos responsabilidade: a culpa é da pessoa que te encara no espelho. A culpa é nossa que a água esteja acabando, pois deixamos a tv ligada sem ninguém assistir, fazemos churrasco todo final de semana e compramos, compramos e compramos muito mais do que precisamos. Enfim, nessa vibe de repensar as coisas, resolvi escrever esse texto porque em alguns grupos que eu participo as pessoas estão começando a acordar sobre esse assunto e se mobilizando. Espero que a sociedade no geral comece a conseguir pensar a longo prazo e que haja uma mudança de mentalidade coletiva, pq senão vai faltar água mesmo e acabou-se.

- consumir menos, bem menos, em termos de coisas embaladas e tudo o mais. dê preferência pra alimentos frescos e não industrializados.
-por falar em consumo, compre mais roupas, pq água não dá pra ficar comprando, mas ter mais roupa ajuda a economizar nas lavagens e etc.
- use ao máximo que conseguir as roupas que vc tem. ao invés de trocar todo dia, usa até ficar insuportável.
- Comer menos carne também é essencial. Um kg de boi conseme quase 15mil litros de água pra ser produzido. O desmatamento da amazônia é, em grande parte, culpa do agronegócio e do mau uso da terra. 
Tem receitas sem carne e sem leite maravilhosas no papacampim veg
- pode parecer ridículo, mas não comprar coisa da china tb é uma parada interessante pra se pensar em termos de mundo, pq eles poluem pra caralho e desmatam horrores.
- comprar produtos de beleza com certificação orgânica ou selo verde garante que o impacto que foi necessário pra confecção do produto é mínimo.
-educar os filhos pra poupar água e ter consciência ecológica. "deixar filhos melhores pro nosso planeta".
- hortas coletivas em espaços comunitários. tem um pedacinho de terra no parquinho? planta alguma coisa! cabe um vaso no playground do prédio? planta! qualquer espacinho dá pra fazer uma hortinha legal.
- pra quem mora em apartamento, coloque vasinhos nas janelas com plantas do tamanho que der. todo verde ajuda
- plante árvores em espaços coletivos. tem várias iniciativas e vc pode se voluntariar em alguma delas. Árvore é a única coisa que segura água e protege as nascentes. 
- ver projetos de recuperação de matas ciliares, pq são elas que protegem os leitos dos rios. se puder se engajar ou divulgar esses projetos, todos ganham.
- No vida organizada tem muita dica fantástica. 
 - composteira em casa também ajuda a reduzir o volume de lixo, que contamina menos os leçois freáticos e etc. aqui ensina a fazer uma composteira simples: 

 - trocar livro de papel por e-book. tem vários aplicativos tipo o kindle, kobo, ipad e até smatphone que lêem livros em pdf e outros formatos. -> menos papel, menos desmatamento, mais árvores, mais água
- o mesmo do livros vale pras revistas e jornais. muitos deles já veem em formato digital hoje em dia. é a mesma lógica do papel.
 - organizar feiras de trocas também é uma ótima. a gente sempre acaba precisando de algo ou as crianças perdem roupas e calçados, brinquedos. trocar é uma ótima forma de conseguir coisas novas sem gerar mais consumo.
-  No jardinagem libertária tem muita coisa sobre hortas coletivas e urbanas

E tudo o que vc fizer a partir de agora tem que ser pensado a longo prazo. tem que repensar as relações de consumo, pensar sempre se precisa mesmo comprar e ter tanto, se não dá pra ir a pé ao invés de usar o carro, se não rola de plantar uma trepadeira na varanda pra não precisar ficar com o ar condicionado ligado o dia inteiro por causa do calor, tacar semente em todos os lugares possíveis (terrenos baldios, casas abandonadas).