Todo mundo acha que bebê pélvico só nasce de cesárea, e é na verdade o que a maioria dos médicos indica quando isso acontece. Mas na verdade há uma série de técnicas que podem ajudar o bebê a ficar na posição "correta", só que o que o médico quer mesmo fazer é uma bonita cesárea em você pra ele poder operar mais 5 no mesmo dia e ainda jantar com a família dele. Aqui eu coletei algumas técnicas e exercícios que podem te ajudar a fazer o seu bebê virar (lembrando que o parto pélvico é possível sim! claro que tem alguns riscos e que a maior parte dos médicos não sabe como fazer, mas uma boa parteira certamente saberá assistir esse tipo de parto).
Versão Externa
Acupuntura
Existem alguns pontos do corpo que podem ser estimulados afim de fazer o bebê se posicionar para cefálico. Um bom profissional de acupuntura pode te ajudar com algumas sessões.
Rebozo
Rebozo consiste basicamente em posicionar o bebê (e dar alívio e conforto para a mãe) com um pano. A parteira mexicana Naoli é fera nessa técnica e tem alguns vídeos no youtube com demonstrações.
E por fim, há alguns exercícios que podem ser feitos. Aqui nessa página há mais técnicas e passo-a-passo dos exercícios. Várias amigas minhas fizeram e deu super certo: http://parirenatural.blogspot.com.br/2010/02/bebe-pelvico-como-virar.html
Então, se seu méRdico vier com essa ladaínha de que "bebê pélvico tem que ser cesárea", questione! Faça os exercícios, tente outras técnicas, enfim, corra atrás, pq dá sim!
3 comentários:
Isso sem falar que um parto pélvico é possível, lá no Sofia sempre tinha alguns partos pélvicos. Mas é realmente mais arriscado, especialmente quando é primeira gestação. Eu ainda tenho minhas dúvidas se encararia ou não um parto pélvico, caso meu bebê não virasse de jeito nenhum. Decisão complicada.
Essa técnica da Naoli é mesmo sensacional! Segundo ela, funciona em quase 90% dos casos! Ela ensinou a técnica no workshop que participei dela, aqui em BH.... pena que a maioria das mulheres nem tenta NADA, é só saber que o bebê tá pélvico que já agenda a cesa. Foda.
Bjs
Eu faria a Versão Externa novamente se tivesse outro bebê pélvico. Mas só em TP ou com mais de 38 semanas. Se não desse, encaro um parto pélvico.
Beijos Aretha!
Rapha
Ciranda Materna - Atividades criativas para bebês e crianças
Maternar Consciente
Nossa.... tudo isso que ela escreveu, pareceu um filme de terror... como assim ela foi "amarrada" para fazer a sutura????
Nossa....fiquei espantada em ler tudo isso...
Fiz uma cesaria no meu primeiro filho, e nao foi facil a recuperação, mas em 1 semana eu ja estava ate subindo a escada de casa.... e agora, 4 anos depois, estou gravida de novo, e pensei mesmo em ter um parto normal, porque conversei com meu medico, e ele disse que SIM, é possivel fazer um parto normal, depois de ter feito uma cesaria... Mas, sinceramente, depois de ter lido tudo isso.... descartei essa ideia.
Postar um comentário