quarta-feira, 8 de junho de 2011

Primeira infância vegetariana (parte II) - Papinhas

Bom, vou contar pra vcs as gororobas que eu ando fazendo pra Aurora.

Começamos assim: quando ela fez 6 meses, eu dava um legume cozido e amassadinho com o garfo, amolecido com o meu leite (pra ela não estranhar o gosto) e um fio de azeite. Aos poucos fui colocando quinua nessa mistura. Dava só o almoço, pra ela ir acostumando.
Fiz isso por quatro semanas, mudando o legume a cada 4 dias pra observar se ela apresentava alguma reação alergica. Na primeira semana foi abóbora, na segunda batata, depois cenoura e depois mandioca. Todos com leite materno e azeite.
Quando ela fez 7 meses, começamos a dar também uma fruta, além do almoço. Banana amassada com farinha de aveia integral, pêra cozida e amassada no garfo (maçã ídem), melancia na redinha (depois falo mais dela) e outros.

O esquema alimentar que a gente seguiu foi esse:
6 meses: almoço
7 meses: almoço + fruta
8 meses: almoço + fruta + janta
a cada mês a gente adiciona uma refeição até completar 5 refeições/dia. Leite materno continua sendo livre demanda.

É importante lembrar que até 1 ano de vida o carro chefe da alimentação da criança é a amamentação. NADA substitui  o leite materno!!!


Depois de testados os legumes e assegurado que eles não dariam alergia, começamos as misturebas. Hoje uma papinha da Aurora leva brócolis (em todas, por conta do ferro), batata doce, arroz integral, cenoura, abóbora, grão-de-bico, couve, enfim, quase tudo. A gente combina esses ingredientes, põe na panela de pressão, amassa com o garfo e congela. Aí pra descongelar levamos na panela e adicionamos quinua cozida e brócolis ou couve. Todos temperados SEM SAL e com páprica, açafrão, cebola, alho, salsinha, enfim, a gente costuma dar uma combinada nos tempeiros e uma colher de azeite (que pode ser de linhaça, gergelim, amendoin ou outro que contenha ômega 3 e 6).
:)

Ela gostuma gostar muito dessas gororobas e tá super feliz, sorridente, gordinha e fofa. Quando ela tá meio ruinzinha pra comer, a gente dá suplemento de ferro. Mas no geral não temos dado pq com uma super alimentação dessas, duvido que precise, além do que ela come muito bem.

A OMS preconiza a administração de ferro sintético pra crianças até os 2 anos de idade pois estima-se que 40% das crianças tenham algum tipo de anemia.

Bom, eu sou meio contra ficar dando coisa sintética assim só por profilaxia. Dou quando ela não come, mas no geral prefiro investir numa alimentação saudável, equilibrada e com alimentos ricos em ferro do que dar o sintético. Se ela precisar um dia, vou dar, mas por enquanto não.

Outra coisa que também é importante é a vitamina B12! Criança vegetariana que mama no peito não precisa de suplementação, mas a mãe TEM QUE suplementar se estiver amamentando.
Se a criança toma leite artificial e não mama mais na mãe, precisa suplementar sim. Saiu na revista dos vegetarianos nº 56, na página 54, o Dr. George comentando que crianças vegetarianas que não mamem no peito precisam de suplementação de 500mcg semanais. Aurora ainda não toma pq continua firme e forte no mamá, mas se vc quiser dar B12 pro seu filho é bom que procure orientação de um profissional que esteja bem informado, pois senão vc vai ouvir um monte de abobrinha descabida. Não existe hipovitaminose de B12, portanto, se não encontrar quem te ajude, vá meio que no tato. Os artigos dizem que adultos precisam de 2000mcg semanais dessa vitamina, logo, se quiser dar pra criança, dê 1/4 disso, ou metade (no caso de crianças maiores).

domingo, 5 de junho de 2011

Mamaço

Postando só pra manifestar meu apoio aos mamaços que estão rolando Brasil a fora e que infelizmente na minha cidade não tem.

Detalhe pro gato e o cão e o bebê no colo! hehehehe Coração e colo de mãe sempre cabe mais um!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

QUÊ???????????????

PULTA QUE PARIÓ!
só falando assim!


Outro dia estava eu na praça com a Aurora comendo um açaí e do nada 3 jovens se aproximam. Eu crente que nego ía fazer alguma pesquisa daquelas de escola e tudo mais pq eles vieram rindo e tudo, e eu sorrindo de volta, enfim. Do nada a guria começa a pegar na Aurora. Eu fiquei com aquela cara de Q e ainda olhei pro Luciano pra ver se ele conhecia a guria, pq ela pegou na Aurora com TANTA intimidade que parecia minha melhor amiga de infância. Na hora me deu um comichão e eu perguntei pra ela se a gente a conhecia. Ela sorriu, disse que não e continuou mexendo NO ROSTO da Aurora com aquela mão que eu nunca ví na minha vida. Velho, o sangue me subiu tanto, mas tanto que eu soltei minha primeira grosseria pro público! Disse pra ela: velho, eu te conheço? Então pq é que vc tá mexendo na minha filha?Eu não saio por aí colocando a mão na sua cara no meio do rua, então não faça o mesmo com ela.
A guria ficou roxa e foi embora. Pediu desculpa e tudo. Depois eu fiquei me sentindo muito mal, mas né, merecido! Daí que eu lembrei de outros causos parecidos e resolví listar:

Quando a Aurora tinha uns 2 meses eu fui no banco com ela no sling. Na volta uma mulher randômica pediu pra ver ela e eu me virei de costas. Não satisfeita, a mulher me segurou pelo braço, me rodiou e ficou tentando ver a menina. Juro, essa quase apanhou! Só não apanhou pq a Aurora tava dormindo e eu fiquei com medo dela assustar.

Hoje eu fui de novo na fatídica praça tomar um açaí e veio uma velha maluca mexer com a Aurora. Vendo que a boquinha dela tava suja de açaí, a velha vira pra mim e fala: "Nossa, parece que um cachorro cagou na boca dela". Até agora tô me perguntando pq eu não respondí nada! Devia ter falado que cagaram foi na cabeça dela! ¬¬

Sério, me pergunto se essas merdas só acontecem aqui nessa roça ou se nos outros lugares tb é assim! Juro que parece que eu atraio esse tipo de gente! Afe!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mamaço Nacional

gente, ajudem a divulgar!
:D

GRANDE MAMAÇO NACIONAL

 Mães, Pais e pessoas que abraçam a causa, vamos nos reunir neste dia para um Ato Pró Amamentação

O ato tem como objetivo defender o direito da mãe que amamentar - alimentar seu filho em público bem como incentivar e reafirmar os benefícios do aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais e como alimento exclusivo até os seis meses do bebê. E para isso também alertar a necessidade do aumento da licença maternidade de 4 para 6 meses para todas as mulheres.

É uma ação nacional e ocorrerá em várias cidades - estados do Brasil.

O evento não é só para quem amamenta mas para todos que apóiam as causas! É muito importante a participação de todos. Tanto para demonstrar que é algo de interesse público e não só de quem quer e precisa amamentar hoje. Como também que a maioria acredita ser um ato natural e não vêem motivos para se constranger com isso.

Se aqui tivesse, eu ía, mas como roça não tem nada, fica o meu apoio virtual!

domingo, 22 de maio de 2011

Comida

Eu queria muito entender porque é que o que tá no nosso prato incomoda TANTO as outras pessoas! Aliás, não é o que está no nosso prato, e sim o que deixa de estar.
Muita gente vive me pentelhando por não comer carne, mas acho mais impressionante ainda a quantidade de gente que se preocupa no fato de eu não dar carne pra Aurora! Cara, até a minha própria mãe me enxe o saco quando o assunto é a alimentação da minha filha. Com as porcarias que meu avô me dava quando eu era pequena ela não se preocupava (ele me enxia de coca-cola, nugget, hamburguer, fritura no geral e minhas mamadeiras tinha 3 dedos de açúcar! até hj tenho problemas com excesso de açúcar nas coisas que eu como!), mas vira e mexe vem me indagar se a Aurora não vai ficar desnutrida pela falta de carne. Juro que numa dessas vou responder que se eu não fiquei anêmica com a dieta do meu vô, dificilmente uma criança com uma alimentação variada e equilibrada como a da minha filha vai ficar com algum problema em decorrência da alimentação.

Pode me chamar de caxias, radical e o que for, mas acho que é exatamente o contrário: vocês é que são liberais DEMAIS! Vivem preocupados em enxer as crianças de doces, refrigerantes, frituras, sal, brinquedos que elas não precisam e demais porcarias mas ninguém se preocupa em lhes dar amor, afeto, carinho, atenção. Vemos o tempo inteiro pais e mães ignorando os próprios filhos, expondo-lhes a situações ridículas e humilhantes e ninguém fala nada, então porque é que as pessoas tem que se meter na minha vida?

Outro dia eu fui comprar um pedaço de chocolate pra fazer cookies pro Lu e a mulher da loja me olhou como se eu fosse uma bruxa de filme infantil pq eu não quis dar um pedaço pra Aurora. "Mas ela tá olhando! Ela quer!!!", a vendedora disse. Eu me limitei a dizer não e ir embora. Quer dizer, quem é que quer alguma coisa, a vendedora ou a criança? Por que criança olha pra tudo, e se eu for dar qualquer porcaria que ela tá querendo, daqui há uns 2 anos ela vai me aparecer em casa comendo cigarros. Acho que era mais a vontade da mulher de ver a menina comer o bendito chocolate do que o contrário. Mas daí a me criticar pq eu não dei o chocolate ela gosta, mas chamar atenção das mães que puxam as crianças pelo braço, que dão tapinhas nas mãozinhas pra q elas não peguem nos doces, isso ela não faz. Porque?

Todo mundo morre de pena da minha filha que eu não dou coca-cola nem chupeta molhada no caldinho de cana, mas ninguém tem pena das crianças obesas que vão diariamente nas lanchonetes, ninguém fala nada das mães que batem nas crianças na rua e não dão um pingo de atenção a elas.

Fico pra morrer com isso!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Cadê meu tapeteeeeeeeeeeee

E daí que esse final de semana teve rodeio. Nem vou comentar que é uma prática abominável e pans, mas que fique registrado.

Tirando que todo mundo da cidade foi nessa merda e que vários carros passaram na minha janela de madruga tocando Luan Santana, o pessoal daqui costuma alugar quartos nas repúblicas pra gente de outras cidades que vem pra cá ver o maldito evento, e como meu prédio é cheio de repúblicas, já viram né?? Galera bêbada pra cá, galera bêbada pra lá, eis que hj eu acordo e a faxineira diz que roubaram meu tapete.

VÉI, COMO ASSIM ROUBARAM MEU TAPETE?

Ele era todo bonitinho, bordadinho, fofo e maravilhoso e nego ROUBOU!
que tipo de roça é essa?

aliás, que tipo de gente rouba TAPETE DE PORTA?

ROÇA, MALDITA ROÇA! ¬¬

sábado, 7 de maio de 2011

Mundo cão

E daí que ontem eu tava vendo TV e passou a notícia de que o pai esqueceu a filha de 7 meses dentro do carro por 5h. A menina morreu por asfixia, e, coincidentemente ou não, a criança tinha síndrome de down. Nem vou entrar no mérito da morte ter sido proposital e pans, mas uma coisa me chamou muito atenção: como uma pessoa esquece que tem um filho? (a notícia tá aqui: http://www.diariodecanoas.com.br/policia/319214/instituto-geral-de-pericias-confirma-que-bebe-morreu-por-asfixia.html )

A nossa cultura é muito cruel e violenta com as crianças de forma geral. Os conselhos sempre são: não pegue no colo senão fica manhoso, deixa no carrinho, põe pra dormir no berço, deixa na cadeirinha, põe no andador, dá umas palmadas pra ele aprender, só pode mamar de 3 em 3h, deixa chorar que ele aprende a dormir sozinho e suas variações. Ninguém parece se dar conta de que a criança é uma pessoa, e que, como indivíduo, necessita ter suas necessidades atendidas.

Minha filha até pouco tempo atrás só dormia no colo (meu ou do marido), dorme na minha cama, passava 99% do tempo no colo (não passa mais pq agora engatinha e os interesses são outros), mama quando quer e nunca, nunca mesmo, ficou chorando sem ter suas necessidades atendidas. Resultado disso: dois pediatras me disseram que ela tá com desenvolvimento super adiantado. Ela senta sozinha há mt tempo, engatinha, come sozinha (do jeito dela, mas come), fica em pé sem apoio por alguns segundos, vai no colo de qualquer pessoa e é uma criança segura de sí.

Mas, voltando ao ponto, o caso desse pai só me leva a pensar no quão desconectados dos nossos filhos e das necessidades deles nos estamos. Se eu saio de casa sem a Aurora, parece que tá faltando um braço meu e tenho sempre a sensação de ter esquecido algo. Não sei quem foi que inventou que criança não deve ficar no colo e etc. Sério, isso é no mínimo uma afirmação burra, pq se a gente parar pra pensar só um pouquinho, aonde é que pirocas a gente deveria deixar um bb pequeno que nem se mexe direito?

Ouço sempre que essas barbáries cometidas contra as crianças pequenas são sempre em prol da independência. Independência de quem, cara pálida? Porque é que uma criança precisa ser independente? Ela vai ter, no mínimo, 18 anos pra crescer, se desenvolver, aprender certas coisas da vida e, pra isso, pra crescer saudável e feliz, vai precisar de apoio e segurança, coisa que, desde pequena, não lhe é oferecido.

Acho que seria muito menos feio se os pais assumissem de uma vez que não querem ter trabalho com os filhos e ponto, ao invés de tentarem justificar as atrocidades as quais submetem os filhos. E isso sem entrar no mérito da galera que larga os filhos com babá 24h por dia e 7 dias por semana. Delegamos o tempo inteiro os nossos filhos a terceiros em prol de uma suposta autonomía sendo que tudo o que crianças pequenas precisam é isso: pais disponíveis e dispostos a cuidá-las. Óbvio que cuidar de uma criança pode ser enlouquecedor, principalmente se vc não tem ajuda como eu, mas né, não justifica largar seu filho chorando no berço. Se coloca no lugar dele: vc quer um abraço e pede um pro seu namorado. Ele olha pra vc e diz que não vai te abraçar simplesmente pra vc não acostumar a ter o abraço quando quer, pois ele infelizmente não pode estar disponível pra vc o tempo inteiro. E aí? Como você se sente?

Muito me entristecem essas filosofias de banheiro tipo o Nana Nenê, a Encantadora e Bebês e etc. Bebês não são lineares! Pessoas não podem ser encaixadas em padrões e, principalmente, pessoas são diferentes e precisam de cuidados diferentes!

Muito me irrita essa cultura babaca de que o melhor lugar pra um bb estar é qualquer lugar que não seja o colo da mãe dele! Tá errado, mil vezes errado!

Daí, de tão acostumados que estamos de deixar nossos filhos em carrinhos, cadeiras, moisés e o diabo a quatro, acaba que acontece isso: vc esquece o seu filho. Se acostuma a negar o que ele precisa, a não atender prontamente suas necessidades e no final das contas ele cresce e vira alguém que você mal conhece, e ainda se acha no direito de perguntar: quem foi que ensinou isso pra esse menino.

"Fala-se tanto da necessidade de deixar "um planeta melhor para os nossos filhos", e esquece-se da urgência de deixarmos "filhos melhores para o nosso planeta"..."