segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Amamentação: o que a sua mãe não te contou

Hoje lí na GPM (Gravidez, parto e maternidade) um post pontualissimo da Juliana Beaup em que ela dizia assim:
""Preciso explicar que embora nos tenhamos uma boa taxa de aleitamento e campanhas em massa, somos mega machistas???? Que aqui apesar de tudo, uma grande maioria caga e anda pro que o vizinho esta fazendo?
Eu aleito sim, como e quando quero... nao compactuo com quem pensa pequeno e nao me podo por causa disso, correto é dar exemplo de maternidade sadia, nao se esconder como se tivesse fazendo algo errado ou pra transformar um momento natural em algo mitificado.....nao é à toa que cada vez mais enfrentamos dificuldades pra aleitar, vai aleitar como se nunca viu ninguem fazendo? Vai entender como que um bebe fica horas e horas no seio se o unico exemplo visto por ai sao as mamadeiras de tres em tres horas? Vai achar que aleitamento é bom como vendo mulheres se escondendo ou deixando de sair pra nao se expor? "

Daí eu fiquei pensando nessa última parte e ví o quanto eu achava a amamentação um conto de fadas, mi mi mi, achei que fosse fácil, que era igual na tv e tudo o mais, sendo que a amamentação real só não foi uma catástrofe justamente por conta das meninas da GPM, e resolví vir aqui dizer algumas coisas que são normais durante o período do aleitamento mas que ninguém te conta.

- É normal o bebê mamar por horas. 
Tem dias em que o bebê vai ficar pendurado em você por 40min, 2h ou até mais. A Aurora, por exemplo, mamava durante uns 40 min por vez. Muita gente chama isso de "chupeitar", mas na real não é, porque continua saindo leite na boca do bebê, só que num fluxo menor.

- Tem dias em que o bebê vai ficar pendurado em você por mais do que duas horas seguidas.
É o famoso "pico de crescimento", que vem pra todos! Nessas horas a gente costuma achar que não tem leite o suficiente, que o bebê tá com fome e uma série de asneiras, mas na verdade não é isso.

- Vai parecer que a sua vida acabou.
É, no começo a gente se sente meio escrava, fica naquelas de "meu deus, não consigo mais nem fazer cocô em paz" e tal, que é bem verdade, mas passa amiga! Passa! Aproveita esse tempo em que o bebê vai ficar grudado em você pra ver umas séries, ler uns livros e exercitar a paciência.

- Bebê não mamam de 3 em 3h.
Isso é mentira! Se a sua vizinha disse que o filho dela mama só de 3 em 3h, se a sua cunhada disse isso, a sua mãe, sua sogra ou sua melhor amiga, acredite, elas estão mentindo! São raras as crianças que acompanham esse ritmo, porque criança não é robô. Alguns mamam mais espaçadamente, outros mamam um pouquinho de cada vez, enfim, cada criança tem o seu ritmo e é perfeitamente normal se o seu filho quiser mamar a cada 30 min.

- Bebês que tomam mamadeira engordam mais.
Isso está descrito em alguns artigos científicos e no livro do Dr. Carlos González - Mi Niño no me come (disponível para download aqui). Bebês de mamadeira tem um ritmo de crescimento mais acelerado do que os bebês de peito, que tendem a engordar um pouco menos a cada mês, entretanto, crianças aleitadas exclusivamente tem diminuída sensivelmente a chance de desenvolver diabetes e obesidade infantil. Por isso, se sua vizinha tem um bebê que engorda 1,5kg por mês e o seu só engorda 400g, acredite, o seu está muito mais saudável.

- É normal um bebê que mama no peito acordar de noite algumas vezes pra se alimentar.
O leite materno é rico em gorduras, imunoglobulinas (a famosa "imunidade) e uma série de outras coisas, entretanto, é muito mais digestivo do que o leite de vaca, ou seja, bebês que tomam mamadeira tendem a capotar justamente pq o leite artificial é muito mais gorduroso que o materno. É como se você estivesse dando uma feijoada pra pobre criança, que acaba tendo uma congestão e dorme a noite toda. Não preciso nem falar das farinhas tipo Nestogeno e etc né?  Pra você ter uma noção, a Aurora acorda umas 3x, e tem 1 ano e 2 meses.

(continua)

Nenhum comentário: