quinta-feira, 4 de abril de 2013

Parto normal após 3 cesáreas (VBA3C) da Vanessa Pangaio


Aproveitando a deixa do programa "Encontro" da Fátima Bernardes em que a Vanessa participou lindamente falando sobre parto normal, publico aqui o relato dela.


Minha história como mãe....
            Não teria como relatar minha conquista do meu parto normal sem contar toda trajetória das minhas gestações anteriores. Minha vida como mãe começa aos 16 anos quando fiquei grávida pela primeira vez, até então tinha na cabeça que teria um parto normal mais quando comecei a ter as contrações que achávamos que já era pro parto liguei pro médico o mesmo me mandou ir ao hospital e disse que ainda não tava dilatando que provavelmente demoraria muito ainda, eu sem informação e com muita ansiedade  em conhecer meu primeiro filho me deixei levar pelas palavras dele e cai na primeira cesárea em 14/09/1999, onde nasceu Fernando. A segunda gravidez demorou pra acontecer engravidei novamente no ano de 2007 e a DPP do João Vitor era próxima do aniversário do meu esposo então ainda sem muita informação sobre os riscos de uma cesárea eletiva e querendo presentear meu esposo com o nascimento do nosso filho, caí na segunda cesárea segundo o médico eu a merecia. A terceira gravidez aconteceu em fevereiro de 2010 nessa eu já queria muito um parto normal , pois a recuperação de uma cesárea era muito difícil e dessa vez eu ia ter que me virar sozinha pois minha mãe estava trabalhando e não teria como me ajudar, mais quando questionava os médicos pelo parto normal , eles vinham com aquela resposta " seu útero não aguenta, se você entrar em trabalho de parto ele vai romper", e com toda pressão de casa desisti pois achei que eu era louca e estava colocando tanto minha como a vida de meu filho em risco sem real necessidade, então no dia 29/12/2010 nasceu Gabriel, fiquei frustrada, não me conformava em ter desistido do meu parto , não consegui amamentar,era como se involuntariamente eu o rejeitasse, chorei muitas vezes por me sentir incapaz de ter lutado pelo que eu queria, dessa vez roubaram meu parto, eu me permiti , não briguei pelo que eu queria, minha recuperação foi horrível, sentia muitas dores na cicatriz, e além de tudo havia ficado uma marca na alma. Então quando o Gabriel tinha uns três meses engravidei novamente, fiquei apavorada com a idéia , mais logo depois foi constatada que era uma gestação anembrionária e com aproximadamente 12 semanas meu corpo se encarregou de fazer o aborto, fiquei triste com tudo isso, mais tinha que seguir em frente.  Foi aí que falei com meu esposo quero fazer um plano de saúde, pra quando tivermos outro filho eu escolher como quero que ele nasça, tola eu não sabia  como estava o sistema obstétrico no nosso país. Daí num descuido de um dia veio a quarta gestação,não estava nem atrasada e já sabia que estava grávida. Comecei a fazer o pré-natal com GO do plano e em torno de 12 semanas comentei com o médico que queria ter normal , não queria ser submetida novamente a outra cirurgia, daí ele me sentenciou a morte, me chamou de louca, fez questão de escrever no meu prontuário para que caso eu viesse a óbito minha família não o processasse, mais dessa vez não me deixei abater, argumentei com ele que era possível sim e que iria correr atrás do meu desejo .  Deus então colocou na minha vida Aline Amorim (doula) que teve toda paciência em me mostrar que com plano não ia parir de novo,  me vi perdida , como em seis meses ia conseguir o dinheiro pra pagar uma equipe pra realizar meu sonho de parir, porque eu sabia que era capaz e queria muito, então comecei a buscar e algumas meninas dos grupos Parto Natural, VBAC, GPM e Fralda de Pano Moderna  resolveram me ajudar ganhei algumas coisas e comecei uma campanha pra levantar o dinheiro pra poder pagar a equipe. Não tenho como deixar de dizer que nessa gravidez Deus me abençoou grandiosamente, minha saúde estava perfeita, pessoas do Brasil todo se mobilizaram por mim, confiaram na minha capacidade e resolveram abraçar minha causa,  fui as reuniões do ishtar onde cada vez mais ficava certa de que eu ia conseguir, claro que tinha alguns medos mais que não me deixaram abater,  enfim com muita luta consegui arrecadar todo o dinheiro do parto, só faltava agora chegar a hora dele nascer... 
      Enfim a hora chegou...
    No domingo do dia 25/11/2012 passei o dia me sentindo desconfortável estava com 41 semanas e nada havia acontecido, meu marido que estava no Rio tinha que vir pra casa eu não queria que ele viesse era como se meu eu já soubesse que as coisas iam acontecer, pois bem aproximadamente  às 4:00 da manhã a bolsa rompeu logo vieram as contrações, liguei pra Aline pedindo que ela viesse e já fiquei no chuveiro, relaxando um pouco... Logo Aline chegou e ficamos conversando, as contrações vinham, mss eu consegui suportá-las , Aline fazia massagens por algumas vezes, outras vezes eu ia pro chuveiro, conversávamos e assim o tempo passava e eu não percebia, logo chegaram Maíra e Valéria, Maíra (parteira) monitorou Raphael e seus batimentos sempre ótimos, conseguia relaxar bem entre uma contração e outra e em alguns momentos consegui até cochilar...Maíra precisou ir embora buscar seu carro e Valéria trocar a câmera pois tinha pego a do seu esposo, acho que não esperavam que fosse tudo acontecer tão rápido..rsrs... realmente não consegui ver o tempo passar, por volta de 15: 00 comecei a sentir os puxos do expulsivo, veio a vontade de fazer força, era incontrolável, essa parte pra mim foi a mais tensa, ainda estava em casa... Aline logo pediu que chamasse o táxi , minha mãe ficou nervosa com receio que nascesse em casa, enfim com muito custo consegui descer as escadas e entrar no táxi,nessa parte lembro vagamente das coisas, na chegada no hospital mais problemas não queriam fazer minha internação alegando não ter vaga e que só trabalhavam com procedimentos agendados ou seja "cesária", mas depois de muita luta da Aline e Valéria e de quando arrumei forças pra descer do táxi , Maíra me auxiliou até a recepção, lá veio outro puxo e vontade de fazer força, me agachei no chão e veio aquele gemido e rapidamente vieram com a maca... às 16:41 aproximadamente pois ninguém lembrou de ver a hora Raphael nasceu na banqueta de cócoras após três forças, foi um momento mágico maravilhoso, poder sentir seu corpinho passando pelo canal , nosso primeiro momento junto não foi roubado logo ele veio pro meu colo e mamou, pude senti-lo quentinho , escorregadio e com aquele cheirinho delicioso, nesse momento só me veio na cabeça os meus partos roubados os filhos que não pari por culpa desse sistema obstétrico que nos levam a fazer cesária, ali nasceu junto com o Raphel uma nova Vanessa que soube que era capaz que podia sim, sentir suas contrações, sentir os puxos do expulsivo e trazer seu filho ao mundo de forma natural, sem ocitocina, sem analgesia , enfim sem esses procedimentos rotineiros... Rapha nasceu em 12 hs de trabalho de parto com 50 cm, 3,650 kg e apgar9/10 e tive uma pequena laceração e só fiquei trsite porque meu marido não pode participar...
        Não sou muito boa em escrever e expressar meus sentimentos espero que com esse relato vocês consigam vivenciar toda minha felicidade em ter conquistado o meu tão sonhado parto ... e quero agradecer demasiadamente Aline Amorim minha doula que sempre teve muita paciência comigo e me mostrou esse mundo tão maravilhoso da humanização..Marcos Nakamura obrigada por ter me passado tanta confiança me mostrando que era possível sim, Ana Fialho, Karine Vasconcellos, Malila Wrigg, Maíra Libertad, Valéria Ribeiro,Ingrid Lofti, Juliana Fernandes Monteiro, Luciana Fernandes, toda mulherada do Ishtar e enfim aos grupos de parto que faço parte  que contribuiram comprando as rifas para que eu pudesse pagar meu parto e conquistar meu VBA3C...

15 comentários:

Livia Martucci disse...

ótimo relato e quem conquista maravilhosa!

Unknown disse...

Lindo parto natural!
Parabéns pela conquista!
Também consegui um lindo parto natural com bebê pélvico (sentado).
É sublime sentir o feminino em nós!
Não existe coisa melhor no mundo!!!

nenhum disse...

parabéns pela determinação, vc é uma prova de q mentira, a conveniência e o comodismo reinam em nosso sistema de saúde... tb já escutei muito por aí essa história de q depois de uma cesárea não rola ter parto normal sob o risco de o útero arrebentar... agora imagine no seu caso, depois de 3 cesáreas! tem q ter muita coragem pra peitar o sistema mesmo!

Anônimo disse...

Nossa... me emocionei ao ler seu relato.... Estou grávida novamente, a primeira com uma gravidez de alto risco pressão alta e diabetes fui orientada a interromper a gestação com 37 semanas, fiquei bastante frustrada... Ainda tenho esse sonho!! Parabéns!!! Abraçosss

Anônimo disse...

maravilhoso!!!! alessandrazacarias@hotmail.com. mande seu email. Eu tive 3 cesária, e quero uma normal.

Anônimo disse...

eu tive 3 cesareas estou na quinta gravidez, pois tive um aborto com 20 semanas e hj estou de 34, gostaria muito de ter parto normal como faço ara me encorajar? contato@decoracaodefestas.net.br Rosi Martins

Desenho+Estampa disse...

oi preciso te conhecer, estou aos prontos pois tive 3 partos roubados,
fiz uma cesaria aos 19 outra asos 21 e outra há 6 meses. Gostaria de engravidar novamente e ter um parto normal
Estou com 31 anos. Por favor me ajude
Ana@desenhomaisestampa.com.br

Anônimo disse...

OTIMO FIQUEI MUITO FELIS EM SABER DA SUA HISTORIA TANBEN QUERO TER O 4FILHO SO QUE ESTOU COM UM POUCO DE MEDO LER SUA ESTORIA ME FES MUITO BEM

Anônimo disse...

Muito linda a sua historia parabéns por tanta coragem,fé e determinaçao q Deus abençoe vc e sua familia grandemente, pois nao tenho essa força tive 3 cesarias e fiz uma laqueadura com medo q o pessoal sempre dizia pra mim q se eu emgravidase de novo morreria agora sou louca pra ser mae novamente queria fazer uma ensiminação mas tenho muito medo de me arriacar a fazer um novo parto...mais fiquei muito feliz por vc pela sua historia...linda!!!!!!!!!

Unknown disse...

Puxa gratissima, estou na minha quarta gravidez e ja foram feitas 3 cesareas, agora vou partir pro parto domiciliar e esse relato me trouxe uma seguranca absurda. Gratidao!

Anônimo disse...

Nossa que linda historia viu.Parabens por tudo.Eu ja tive 3cesarias,e muito triste.na verdade horrivel,e estou gravida de meu 4filho.Eu queria muito ter meu parto normal.A medica,mesmo sendo mulher,nao me apoia nisso!! Diz que nao posso ter parto natural,meu marido e minha mae,tambem nao me apoiao no parto normal.Sera que e mesmo perigoso?? Porque nao posso ter meu bb em natural?? Haa e os medicos sempre me tirao o bb com 39semanas.No momento estou com 30semanas.QUERO MEU PARTO NORMAL.

Anônimo disse...

Nossa que linda historia viu.Parabens por tudo.Eu ja tive 3cesarias,e muito triste.na verdade horrivel,e estou gravida de meu 4filho.Eu queria muito ter meu parto normal.A medica,mesmo sendo mulher,nao me apoia nisso!! Diz que nao posso ter parto natural,meu marido e minha mae,tambem nao me apoiao no parto normal.Sera que e mesmo perigoso?? Porque nao posso ter meu bb em natural?? Haa e os medicos sempre me tirao o bb com 39semanas.No momento estou com 30semanas.QUERO MEU PARTO NORMAL.

Tais Matias disse...

Oie eu tenho 22 anos e já tive 3 cesariana todas pq os médicos diziam ser recentes e não poderia ter normal meu primeiro bb morreu com 1 mes e 10 dias de nascido então 2 meses depois engravidei cm era recente fiz a segunda cesária. Depois engravidei após 2 anos e novamente falaram q era recente e q teria q fazer cesária. Enfim hj meu mais novo vai completar 3 anos e queria tentar o 4 bb mas tenho medo pq todos falam q vou morrer e queria muito ter normal mas acredito q vão falar q é recente e não tenho cm pagar me chamo Taís sou de Florianópolis -Sc

Unknown disse...

Parabéns estou grávida de 1 mês e quero muito ter de parto normal, tenho 3 cesarianas mais quero muito muito ter esse bebê de parto normal

Anônimo disse...

Oi...estou lendo sobre parto normal após cesarea.. Estou de 7 meses quarta gestação...3 cesareas anteriores...ja conversei com uma doula, obstetra, todos dizem que vai ter que ser cesarea....quero parto normal o que faço...as 3 cesareas foram desnecessarias..