quinta-feira, 31 de março de 2011

Primeira infância vegetariana (parte I)

A sociedade americana de pediatria há muito atestou que ma dieta vegetariana, se bem equilibrada, é adequada a todas as fazes da vida de uma pessoa (infância, adolescência, gravidez, lactação e toda a vida adulta), mas ronda o imaginário popular que crianças vegetarianas crescem magrelas, quase anêmicas, tudo isso por conta da falta de carne e do tal ferro que as pessoas insistem em dizer que está mais biodisponível na carne. Bem, se a carne suprisse todas as necessidades de ferro de uma pessoa, então porque a OMS e o Ministério da Saúde iriam recomendar a complementação de ferro para todas as crianças?

Discussões a parte, tenho pesquisado bastante pra fazer uma escolha segura pra minha família, já que aqui nesse interior ainda não achei um pediatra que apoiasse esse esquema de alimentação e tenho trocado muitas idéias com outras mães vegetarianas e resolví abordar alguns pontos sobre a introdução de alimentos para crianças vegetarianas.

B12: É a única vitamina não encontrada no reino vegetal e que é bastante necessária para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso. Quem é vegetariano sabe que tem que ficar de olho nas taxas de B12. Eu sempre peço pra fazer a dosagem de B12 quando vou fazer exame de sangue. Os ovo-lacto ou lacto-vegetarianos precisam de preocupar menos com essa questão, já que ovos e leite contém quantidade significativa dessa vitamina, entretanto os veganos em geral tem que fazer a suplementação oral ou injetável, ou então optar por alimentos enrriquecidos. Pra bebês não é diferente, e por não querer enxer minhas filha de sintéticos tão cedo, decidí dar gema de ovo misturada na papinha 2X por semana. Como ela ainda mama no peito (e vai mamar até quando decidir que não quer mais), eu não me preocupo muito ainda com a questão da B12, pq sei que tudo o que ela precisa passa pelo leite, mas eu tenho feito a suplementação pra não faltar pra mim.

Papinhas: depois de muito bater cabeça por aí, acabei achando numa comunidade do orkut um esquema de introdução de sólidos mais light, assim digamos. Você pode introduzir as papinhas do jeito que quiser, mas eu preferí dar um legume por semana pra observar possíveis reações alérgicas (já que eu sou super alérgica e Aurora parece estar seguindo por esse caminho). Tenho feito assim: um legume + uns 10 ml do meu leite (é, leite de peito mesmo! pra que colocar água se eu posso colocar o meu leite, que é muito mais nutritivo?) + uma colher de sopa de azeite de linhaça com oliva (que tem ômega 3,6 e 9, dentre outros). Optei por dar somente o almoço nesse primeiro mês e ir aumentando o número de refeições conforme os meses forem passando, assim:
6 meses - 1 refeição
7 meses - 2 refeições
8 meses - 3 refeições
e por aí vai, sendo que quando completar 1 ano o ideal é que a criança coma 5 refeições por dia e continue mamando. A amamentação é muito importante e garante imunidade, além de conforto e aconchego pro bebê. Não caia nessa de que o leite depois de um certo tempo vira "água" pois é mentira! O que acontece é que as necessidades nutricionais do bebê mudam, logo, muda também a composição do leite, que passa a ter menos gordura e mais proteínas, por exemplo. Continue amamentando até pelo menos os dois anos de idade do bebê (o ministério da saúde e a organização mundial de saúde recomendam) e desconfie de qualquer pediatra que sugira um desmame. A amamentação é o carro chefe da alimentação até o primeiro ano de vida do bebê, sendo a alimentação complementar. A amamentação deve continuar sempre em livre demanda, ou seja, dê mamá sempre que a criança quiser!

Quando ela completar 7 meses, vou começar a dar frutas, mas não sucos, pois tem baixo valor nutritivo e enxem a barriga. As papas que eu faço são sem sal e sem açúcar (o idela é que não dê nenhum dos dois até a criança fazer 1 ano), mas isso não significa que a papa tenha que ser insossa; você pode colocar tempeiros como alecrim, orégano, manjericão, alho e etc.

Conforme ela for se acostumando com os alimentos, vou passar a fazer algumas misturas, tipo abóbora com arroz, cenoura com batata e etc. O importante, segundo o guia alimentar do ministério da saúde, é amassar bem e deixar com consistência de papa mesmo. Não pode levar no liquidificador pq quebra as fibras e passar na peneira tb não é legal pq as peneiras são difíceis de limpar e acumulam resíduos, o que pode dar diarréia na criança.

Também achei legal enrriquecer algumas papas com quinua, que eu cozinho junto com o legume. Pode usar mileto, amaranto, enfim, o que vc quiser, desde que seja de forma gradual pra observar possíveis alergias.


aqui vai uma compilação de links legais da onde eu tirei essas informações, incluindo o guia alimentar para menores de 2 anos de idade do ministério da saúde.

Aqui tem sugestões da Andréia Mortensen, pediatra, pra introdução de sólidos de crianças vegetarianas:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=52101&tid=2593752158319311685&kw=alimentacao+isabella

Dez passos para uma alimentação saudável - Guia alimentar do ministério da saúde:
http://www.opas.org.br//familia/uploadarq/cartilha_10passos_mae.pdf

Crescimento e desenvolvimento de crianças vegetarianas:
http://www.guiavegano.com.br/vegan/nutricao/crescimento-e-desenvolvimento-de-criancas-vegetarianas

Vitamina B12, 30 informações importantes:
http://www.guiavegano.com.br/vegan/nutricao/vitamina-b12-30-informacoes-importantes

O bebê vegetariano:
http://www.centrovegetariano.org/Article-22-O%2Bbeb%25E9%2Bvegetariano.html

Os 8 principais mitos com relação à proteína na dieta vegetariana:
http://www.guiavegano.com.br/vegan/nutricao/os-8-principais-mitos-com-relacao-as-proteinas-na-dieta-vegetariana

Vegetarianismo em pediatria:
http://www.guiavegano.com.br/vegan/nutricao/vegetarianismo-em-pediatria

Dicas na alimentação da criança vegetariana:
http://www.guiavegano.com.br/vegan/nutricao/dicas-na-alimentacao-da-crianca-vegetariana

Atualização da ADA (American Dietetic Association) sobre dietas vegetarianas:
http://www.guiavegano.com.br/vegan/nutricao/atualizacao-da-ada-americam-dietetic-association-sobre-dietas-vegetarianas

Crianças vegetarianas (parte I):
http://www.guiavegano.com/artigos/olharverde/olharverde2.htm

Crianças Vegetarianas (parte II):
http://www.guiavegano.com/artigos/olharverde/olharverde3.htm

Papinhas:
http://www.guiavegano.com/receitas/papinhas/index.html

mais tarde volto com mais coisa, e em breve com receitas. :)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Fraldas de Pano

Mais tarde vou fazer um post sobre as maravilhosas fraldas de pano, afinal de contas como bióloga que se preza o mínimo que eu posso fazer é tentar diminuir a quantidade de lixo que produzo em casa e etc, mas tô passando mesmo pra avisar que vai ter um sorteio maravilhoso das fradas madrinhas no blog delas! Quem quiser concorrer, dá uma passada lá: http://fraldamadrinha.blogspot.com/


Eu tenho uma fralda madrinha ajustável, mas na época deu alergia na Aurora e eu nem insistí. Até mandei um e-mail pra Célia (que faz as fraldas) sugerindo materiais e a gente tentou encontrar várias soluções pra fazer uma fralda pra Aurora que não desse alergia, mas acabou não rolando, o que foi uma pena, pq a modelagem da fralda é incrível, tipo tanga, e é uma fralda muito boa, além de secar super rápido e absorver muito! Esses dias o Lu tentou colocar de novo e não deu alergia!!!! Tô querendo até comprar umas novas, pq além de LINDAS são muito boas!
:D
Tô concorrendo tb! Torçam por mim!!!

sábado, 19 de março de 2011

Sertanojo

Daí que você, mãe de um bebê de 6 meses e meio que faz jus ao nome (Aurora) e acorda às 5:50 olha pela janela e vê um ônibus de viagem enorme com a foto de dois gasguitos e os seguintes dizeres: Christian e Cristiano e morre de rir. Pra piorar, sua linda filha resolve rir e se assanhar toda pro tal ônibus, como quem diz: "Olha mamãe, eu gosto de sertanejo", só pra te fazer morrer de desgosto! E ficou lá, rindo pra foto do Christian (ou seria o Cristiano?)
Cara, sério, não tinha como inventar nada mais brega? Aliás, tem! Na cidade do meu marido tem uma placa gigante dizendo "Bem-vindos a Ribeirão Preto, cidade de Luis Augusto e Luis Gustavo" e uma foto de dois meninos no auge dos seus 10 anos de idade dando um sorriso amarelo.
Sério, vergonha total!
hehehehehe
Coisas que vc só tem oportunidade de vivenciar quando se mora na roça!