quarta-feira, 30 de maio de 2012

Resenha: A excêntrica família de Antonia


Eu assisto esse filme com a minha mãe desde que tinha uns 10 anos! Sem dúvidas é o meu preferido!

O filme conta a história de Antonia, que no final da segunda guerra volta pra fazenda onde vivia com sua filha Daniele pra enterrar a mãe que está enferma. O vilarejo a acolhe, nas palavras dela, como "quem tem uma colheita ruim, ou uma criança defeituosa", e o filme vai contando como ela e a filha se integram novamente à comunidade sem perder seus princípios e adotando todos aqueles que usualmente são rejeitados pela sociedade. O filme é de uma poesia infiniva, que trata dos fatos da vida traçando um paralelo entre as colheitas e estações do ano, bem como os ciclos das mulheres.

Vale muito a pena assistir, rever, pois a gente sempre aprende algo novo, dá uma nova significação pro filme conforme os anos das nossas próprias vidas vão passando. É de uma complexidade e sensibilidades aquém de todos os filmes que eu já assistí. Me chamou a atenção (conforme eu ía crescendo e assistindo), por ser um filme com várias protagonistas femininas fortes, contado sob o ponto de vista das mulheres, que já naquela época dos anos 50, mais ou menos, já eram independentes e capazes de cuidar de seus próprios problemas.

Nenhum comentário: