quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Abiosorvente - absorvente ecológico

O que é: O Abio é um absorvente de tecido, portanto lavável e reutilizável. É o antigo paninho da vovó, mas numa roupagem mais moderna e bonitinha.

Eu começei a usar abios mais ou menos em 2007, quando fui num congresso vegetariano e ví uns pra vender, só que o preço era tão absurdo e a qualidade tão duvidosa, que eu decidí que podia fazer um sozinha e muito mais bonito do que o que estava sendo vendido. Daí fui pesquisar na internet e só tinham tutoriais em inglês e sem molde. Depois de muito quebrar a cabeça, abacou saindo o meu primeiro abio e eu finalmente conseguí me livrar dos absorventes descartáveis que tanto me incomodavam.

As vantagens:
- Por ser 100% de pano, é biodegradável, ou seja, não vai demorar 100 anos pra se decompor na natureza como os absorventes descartáveis e vc não vai estar gerando mais lixo inútil pro planeta. Faça uma conta simples: quantos absorventes vc usa por ciclo? Eu usava uns 6 por dia (variava um pouco, mas como meu fluxo é intenso eu tenho que trocar muito), e meu ciclo é de 7 dias. Em 1 mês, eram 42 absorventes descartáveis. Em 1 ano, eu gerava aproximadamente 504 absorventes descartáveis de lixo que demoram horrores pra se decompor.

- Não te deixa assada. Juro! Eu tinha muito problema com os absorventes descartáveis porque eles faziam feridas nas minhas coxas. Sabe ferida de sangrar? Pois é, era assim. Depois que eu passei a usar os abios, melhorou uns 97%.

- Não fede. Pode parecer surreal, mas não fede mesmo! O contato do sangue com o absorvente descartável produz um cheiro extremamente desagrável (pelo menos eu acho). Eu pensava que com o absorvente de pano, o cheiro ía ser maior, mas pra minha surpresa não! Sabe aqueles dias em que você anda um tempão no sol e quente e fica um cheiro horrível de bacalhau? Pois é, isso não acontece com o abio, porque ele não sofre todos os processos de branqueamento do absorvente normal e não tem aqueles cheiros artificiais horríveis!

- Sai muito mais barato do que o absorvente normal e em 10 meses mais ou menos o custo que vc vai pagar nos seus abios já se pagou, além de que, se bem cuidados, podem durar até 5 anos ou mais.

- É fácil de fazer, como eu explico nesse vídeo aqui:




Agora, sejam legais amiguinhas e comentem por favor que eu sou carente tá?

Ha, e pra quem não tá afim de fazer, eu tô vendendo por R$ 7,00 + frete ok? se tiver interessada, manda um e-mail pra areguimaraes@hotmail.com

29 comentários:

Unknown disse...

Gostei. Quando comecei a mestruar usava, era bem confotavel por que não assava. Boa sorte, Arewtha, mo empreendimento

KAROL disse...

Adorei!!! Parabêns por esta iniciativa de postar um visio ensinando. Vou fazer !!!

Nanda disse...

Ótima idéia! Muito bacana teu blog! Parabéns :) !

Aline disse...

Adorei! Mas não vaza? Sempre fico muito preocupada com isso, já me ocorreram alguns acidentes constrangedores com os absorventes normais! =S

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do vídeo.. explica certinho como fazer.. eu gostaria de saber qt são necessários.. pq quero fazer mas não tenho ideia de qts preciso..

Obrigada..

Jacqueline Freire disse...

Eu fico bem feliz quando acho blogs como o seu, já virei fã!

Eu uso os abio há quatro meses só. Mas já sou 100% a favor deles. Na época tb comprei o coletor mas não me adaptei, então fiquei com os paninhos.

Além de td o que vc postou, eu acho que esse contato mais íntimo com o próprio corpo faz a gente se sentir melhor consigo msm, aprender um pouco mais sobre o ritmo do nosso corpo, nossas alterações de humor, nosso ciclo menstrual.. Eu aprendi mto e aprendo ainda mais a cada ciclo. Comecei a fazer o método billings junto com a utilização dos abio e achei que um complementou o outro nesse sentido.

Aproveitando, quanto fica o frete pro cep 57035-330?
=)

bjs e mto sucesso!

Mila Fernandes disse...

ADOREI!
Moça, não te conheço, mas um amigo superecológico me indicou seu vídeo. Adorei o abiossorvente (rs) e gostaria de encomendar! Vou te mandar um e-mail, ok?
Obrigada e um beijo.

Flor de Chai'momila disse...

Flor! eu adorei teu vídeo, é super explicativo mesmo (:
só tu pode me dizer o tecido que tu usou na parte externa? Beijão!

Andréia disse...

Aretha,
Adorei seu vídeo, muito bem explicado!
Vou tentar fazer.

Beijos e obrigada!!!

Lu Hilst disse...

Obrigada. Adorei. Faz um tempo que eu tô nessa dúvida do preço alto e como nunca encontrei nenhum pra vender ao vivo, não tinha como avaliar a qualidade. Muito obrigada e uma pergunta: Que tecido você usa no lado de fora?

Anônimo disse...

comecei a usar faz uns 3 meses, comprei pela net, mas achei o preço meio salgado(por 3 absorventes, mais frete, paguei quase 40 reais), legal esse video, pois farei os outros em casa.confesso q ainda me sinto um pouco insegura ao usa-los, pois vazou uma vez. sugiro para quem for fazer, colocar um tecido mais absorvente na parte de cima (a que fica em contato com a pele), pois o fluxo sera sugado e nao se espalhara pela calcinha. vou tentar fazer assim.bjs.

Unknown disse...

Excelente a tua iniciativa e obrigada por compartilhar com a gente!

Muito sucesso pra você!

Abrs,
Camila Barnabé

Evah disse...

Amei o vídeo, vou fazer aqui em casa. Só tenho uma ideia pra dar pra quem passou pela terrível experiência de vazamento:

Como ela ensina no vídeo, usem as 5 camadas de pano no recheio, mas além delas, a última (aquela que vai ficar aparecendo quando vc colocar na bolsinha) use um tecido impermeável. Assim o fluxo vai ficar retido e não tem risco de vazar pra calcinha. É um pedaço só de pano. Vc pode pode comprar um retalho, e colocar junto (mas não costurado). É só uma ideia, pra evitar vazamentos.

Elisama disse...

Muito bom mesmo!!!E é prático de fazer!!!

Luana disse...

Olá! Gostei muuuuito do vídeo a minha única dúvida é sobre o tecido dele? Qual o tipo de tecido que vc usa? É algodão? O do recheio eu entendi.

Atelieterapeutico.artes&humanidades disse...

Oie
Amei sua explicação,
mas ficou uma dúvida:
você joga o abiosorvente fora ou lava?
Porque antigamente nossas ancestrais lavavam as "toalhinhas"
Bjs

Maira Bruce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maira Bruce disse...

Aretha, muito agradecida! Você é ótima explicando! Vou fazer os meus também!
:)

Unknown disse...

Aretha, obrigada pela sua boa vontade em gravar esse vídeo explicando tudinho. Gratidão! Quero produzir. Você tem algum email para que eu possa te fazer algumas perguntas? Beijo grande.

Unknown disse...

Eu quero !!! Tania-cf@hotmail.com

Unknown disse...

Muito bom, ainda tenho que produzir os meus, mas as primeiras dúvidas você já sanou! Gratidão!!!

Tica disse...

Muito bom! Parabéns

Tica disse...

Muito bom! Parabéns

Deborah disse...

Amei sua iniciativa, tenho pesquisado sobre os absorventes ecológicos e fiquei bastante estimulada a produzir os meus, porém ainda não descobri qual o nome do tecido impermeável e do tecido que facilita a transpiração.

Ana Paula Adventista disse...

Pra não vazar pode se usar um pedaço de plástico , aquele PVC, na ultima camada do recheio. Quanto ao tecido todos esses que ela disse são de algodão, flanela, toalha e tricoline todos 100% algodão, eles são respiraveis, confortáveis. Por fora pode se usar uma malha 100%algodao tbm e fralda infantil de algodão que tbm e super absorvente , macia e confortável.

Ana Paula Adventista disse...

Pra não vazar pode se usar um pedaço de plástico , aquele PVC, na ultima camada do recheio. Quanto ao tecido todos esses que ela disse são de algodão, flanela, toalha e tricoline todos 100% algodão, eles são respiraveis, confortáveis. Por fora pode se usar uma malha 100%algodao tbm e fralda infantil de algodão que tbm e super absorvente , macia e confortável.

Valéria disse...

Oi, Evah! Estou com esse dilema do vazamento. E como não tenho muito conhecimento em relação aos tecidos, não tenho idéia de qual seria o impermeável. Você poderia me ajudar com uma dica. Ficarei agradecida!

Unknown disse...

Gostei muito do seu vídeo achei interessante gostaria por favor que você mim enviasse os tipos dos materiais e o nome por favor que não entendo de tecidos obrigada amiga

Denise Rodrigues disse...

Bom dia, percebi que VC não usou o plástico, não passa a menstruação?
No mais achei bem legal, obrigada. Abs!