terça-feira, 25 de outubro de 2011

Resenha: É uma menina!!! Como desenvolver a auto-estima de nossas filhas

 É uma menina! Como desenvolver a auto-estima de nossas filhas - de Virginia Beane Rutter


Esqueça todas as babaquices que você leu sobre a criação de bebês e, por favor, compre este livro AGORA! Sério, é o melhor livro sobre meninas que eu já lí na minha vida, e serve tanto para você fazer com crianças, como com adultos. Estou me deliciando a cada página! 

O livro é bem curtinho (142 páginas), relativamente acessível em questões de preço (olha, pelo conteúdo dele, eu juro que podiam cobrar umas 50 pilas que eu pagava feliz) e gostoso de ler. A autora dá dicas reais e aplicáveis de como lidar com "as meninas de nossas vidas", para ajudá-las a desenvolver suas auto-estimas no mundo de hoje, onde são bombardeadas por estereótipos femininos toscos, vulgares e exageradamente magros. Ensina a estimular a imaginação, o talento e o que mais for de interesse de sua filha (mesmo que seja algo que você não está familiarizado). O que me encantou de cara no livro foi ela começar falando da importância dos rituais nas tradições femininas, da importância de simples atos como celebrar a primeira menstruação, as estações do ano e as passagens naturais da vida da menina, como entrar no jardim de infância, a perda dos dentes de leite e outros. Vou copiar aqui um trechinho só pra deixar vocês com água na boca:

"(...) Temos de ensinar nossas filhas o que o que acontece em seu corpo também acontece em sua mente. Desde os primórdios da histórias, diferentes culturas criaram cerimônias para marcar a passagem de um estágio da vida para o outro; a cerimônia supre a necessidade emocional e de amadurecimento do indivíduo, e a necessidade cultural do grupo. Cada transição na vida de uma garota ou mulher - da puberdade à menopausa - representa um acontecimento físico importantissímo, afetando sua mente e sua alma. Portanto, faz sentido que cada passo do desenvolvimento ou da transição saudáveis de uma mulher exija uma resposta que confirme seu significado. As cerimônias definem o significado e a celebração da feminilidade de uma garota e aumenta sua auto-estima. 


(...) Para educar uma menina de forma a honrar a qualidade sagrada do ser feminino é preciso que haja intimidade entre mãe e filha. Porém, nossa sociedade é tão agitada, tão concentrada em realizações e bens materiais, que frequentemente não sabemos como encontrar um tempo de quietude e de descanso para nos dedicarmos a nós mesmas e a nossas filhas. (...) A auto-estima é construída sobre a fundação de uma forte vida interna; uma menina que possui uma vigorosa noção de quem é e de suas convicções não cederá às pressões de colegas destrutivos. Você também deve reservar algum tempo para esse tipo de aprendizado. As meninas necessitam de períodos cíclicos de solidão e introversão para seu bem-estar emocional e mental. E, quando começam a menstruar, o corpo passa a exigir uma atitude mensal de recolhimento.
(...) Mães e filhas também necessitam de tempo para estarem juntas, de preferência diariamente, quando reforçamos os sentimentos e os pensamentos de nossas garotas, as ajudamos a compreender a si mesmas e as ensinamos a assumir sua identidade feminina com segurança em um mundo ainda dominado pelos homens. Ao analisarmos os momentos de intimidade que compartilhamos, podemos passar a identificar e marcar o desenvolvimento de nossas filhas com atos que ajudem a consagrar as situações importantes, tornando seu significado duradouro. Isso possibilita a definição da menina para si mesma e para aqueles que a cercam, e permite que ela passe a próximo estágio ou desafio com energia e autoconfiança renovadas. "

Eu poderia transcrever o livro inteiro, pois ele é excelente. É o tipo do livro que você lê bem devagar pq sabe que quando acabar, vai rolar uma dor no coração! Mas tá, não tem problema, eu vou ler de novo.

Quando eu soube que estava esperando uma menina, fiquei tão, mas tão triste. Triste porque sabia de todo o preconceito, discriminação, violência e abuso a que uma mulher está sujeita nessa sociedade machista e hipócrita em que a gente vive. Mas depois de ler esse livro (e o "A maternidade e o encontro com a própria sombra - Laura Gutman) me sinto um pouco mais segura nessa minha jornada de ensinar (e aprender) a ser mulher, me sinto mais confortável e preparada pra encarar os desafios e as pedras no caminho que eu sei que vão rolar. 

O livro é de uma sensibilidade tão gostosa, que até sobre a importância de pentear os cabelos de sua menina a autora fala! Fiquei até emocionada quando lí (e olha que eu sou viking hein?!). Ela ressalta o tempo inteiro a importância de ser feminina, o que não tem nada haver com ser passiva, subserviente e omissa. Também fala muito sobre como é importante a tradição oral das mulheres, de contar histórias com personagens principais femininos pra que possa haver uma identificação e também sobre como a história da humanidade é contata por homens e para homens, tentando assim resgatar sempre as tradições de mãe e filhas. É um livro feminino, mas sem deixar de ser, de certa forma, um pouco feminista.

Se você é avó, tia, madrasta, madrinha ou se tem alguma menina em sua vida que lhe é importante, eu mais do que recomendo que você compre! 

O meu minha mãe comprou na Livraria Travessa, no Rio de Janeiro, mas também tem na Nobel e em alguns sites pela internet. :)

Boa leitura! 

Um comentário:

Maíra disse...

Legal, com certeza comprarei esse livro se engravidar de uma menina! Tenho uma listinha de livros que pretendo comprar quando engravidar, só não compro agora porque senão vou ficar ainda mais ansiosa pra ter filho e aí vai ser complicado... rs

Beijos!