domingo, 16 de outubro de 2011

Aliados da mãe que amamenta - parte II

(continuando)

Copinho de cachaça
É, de novo, você leu certo! Como eu já disse, a mamadeira pode causar desmame precoce, então as melhores alternativas são a mamadeira colher e o copo de cachaça. Pra bebês prematuros e/ou que precisam receber complemento, o ideal e oferecer no copinho, pois assim o bebê não vai confundir a pega. Aqui tem um vídeo excelente mostrando como fazer. No começo faz a maior bagunça, mas depois eles pegam o jeito e fica tudo fácil.

Banco de leite
Como eu já disse aqui, o banco de leite é o seu melhor amigo! A melhor coisa é marcar uma visita assim que o seu bebê nascer, pois sem bebê é meio difícil explicar algumas coisas. Lá as enfermeiras vão te orientar, verificar se a pega está correta e te ajudar a aliviar as mamas (nos dois primeiros meses é comum que as mamas fiquem bem cheias e um pouco doloridas). Aqui tem uma relação bem bacana de bancos de leite pelo brasil: http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=356

Grupo Virtual de Amamentação
Vulgo GVA, foi o que me salvou a amamentação, já que aqui não tem banco de leite. O GVA é um grupo que ajuda as mães com dificuldade na amamentação e dá dicas e orientações, as vezes muito melhores do que as dos pediatras. Foi com elas que eu aprendi a pega correta e outras coisas super importantes. Elas estão no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=52101 e no facebook: http://www.facebook.com/gvamamentacao?ref=ts
O GVA é gerido pela Andréia Mortensen, pediatra famosa que super apóia a amamentação! Quem dera que toda brasileira tivesse acesso a um profissional do calibre de Andréia! Meu sonho de consumo!!!

Picos de crescimento
Em alguns dias tudo o que seu bebêzinho comilão vai querer é ficar pendurado no seu peito. Isso pode demorar alguns minutos ou muitas horas. Nos dias mais intensos, já cheguei a ficar umas 3h com a bunda grudada no sofá amamentando (foi aí que eu descobrí os dvd's). Nessas horas a gente acha que o bebê tá com fome, que o leite não tá sendo suficiente e mi mi mi. Nada disso é verdade. Peito, além de alimento, é a forma que o bebê tem de ficar próximo e aconchegado com a mãe, daí vão ter dias em que ele vai estar mais "carente" e vai te querer bem perto. O slide acima explica bem o que são os picos e quando eles costumam ocorrer.

Remoção gentil do mamilo
Se vc precisar levantar pra ir ao banheiro ou coisa que o valha, a melhor forma de evitar fissuras é introduzir gentilmente o dedo mindinho na lateral da boca do bebê e com isso aliviar a pressão da sucção que ele faz no mamilo. Dessa forma o bebê vai soltar o peito e não vai te machucar. Eu, burra e sem orientação adequada, simplesmente puxava o peito da boca da Aurora quando precisava me levantar, o que me causou mais dores e mais fissuras ainda.

Fechar os ouvidos
Todo mundo tem uma fórmula milagrosa pra amamentar, muitos pediatras ainda orientam as mães a dar mamá de 3 em 3h, 15min em cada mama e outras informações equivocadas. Assim como no parto, quem tem que decidir é você! O filho é seu, o peito é seu e palpite nenhum vale mais do que a sua intuição. Bebês não precisam de água, sucos ou chás até os 6 meses de vida. Mesmo que esteja calor, mesmo que você more no Saara, seu filho só precisa do seu peito! Se ele tiver sede, vai mamar com maior frequência. O correto é amamentar com uma mama de cada vez, fazendo com que o bebê esvazie bem uma mama antes de iniciar outra mamada. Assim você garante que ele mame o leite inicial (leite anterior) que mata a sede e que mame também o leite posterior, que é o que tem maior aporte de calorias e faz o bebê engordar. Ignore solenemente os palpites "bem intencionados" dos outros e siga confiante das suas escolhas. Amamentar é o melhor presente que você pode dar ao seu filho!

Paciência, toneladas de paciência
É, ser mãe é isso. Amamentar não é um comercial de margarina e vai ter horas em que vc vai ficar cansada, com dor, de saco cheio e morrendo de vontade de sair correndo. É, acontece. Somos humanas e a maternidade é muito intensa nesses dois primeiros anos de vida da criança. É normal ter esse tipo de sentimento e vou dizer de uma mãe desesperada pra outra: passa! e passa rápido! Quando a criança começa a comer, fica bem menos dependente da mãe e vc vai poder dar uma escapadinha pra fazer uma unha ou dormir uma horinha. É cansativo e pode ser até meio frustrante, mas te garanto que acordar de madrugada e esterelizar mamadeira, preparar leite em pó e esquentar a água devem ser mais cansativos ainda!
No final das contas, você vai estar exercitando o mamasutra e vai ver o quão prazeiroso é ver o seu bebê virar um tourinho cheio de dobras e vendendo saúde com o alimento que saiu exclusivamente de você!!! Nada no mundo paga essa sensação!

Nenhum comentário: