sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Aliados da mãe que amamenta - parte I

Bom, eu já dei algumas dicas aqui de como se preparar pra amamentar. Agora vamos partir pra amamentação de fato. Tendo em mãos o seu bebê e um tubinho de Lansinoh (não ganho pra fazer propaganda, mas bem que podia né?), seguiremos na nossa emp(r)eitada.




Almofada de amamentação
(foto: acervo pessoal)

Acho que nessa foto dá pra ver bem a bendita da almofada. É uma almofada em forma de U que custa os olhos da cara e ainda vai ter gente que vai ter a cara de pau de te dizer que é frescura (como neguinho fez comigo), mas não é. É indispensável que a mãe esteja confortável durante a amamentação. Você vai precisar de um bom apoio pras costas também. Aqui em casa a gente comprou uma poltrona daquelas reclináveis e pans (demos a sorte de achar uma bem barata num brechó) que eu nem usei, mas pra quem quer amamentar num lugar tranquilo e pans, eu recomendo. Essa almofada de amamentação é ótima pois apoia o peso do bebê e serve de descanso pro braço também, assim vc não fica com caimbras durante os 40min-1h que o seu bebê comilão estiver mamando.

DVD's
É, isso mesmo, vc leu certo: DÊ-VÊ-DÊS. A não ser que vc queira passar 40min olhando pra carinha do seu bebê (o que nos primeiros meses é o must e é só o que vc vai querer fazer, mas depois de um tempo vc fica meio entediada), é legal ter algo pra se distrair entre as mamadas. O Lu baixou uma porrada de séries pra mim e a gente ficava assistindo quando a Aurora mamava. Eu também lí (e ainda leio) muitas coisas enquanto ela mama. Filmes também são uma ótima pedida! 

Sutian de amamentação

A menos que vc se amarre um exibicionismo, o sutian de amamentação vai fazer com que vc fique menos pelada quando tiver que dar mamá, além de ser bem mais prático e confortável que o sutian normal. Tem vários modelos (BEGES ¬¬) no mercado. Eu tinha bem uns 4, que até hj eu uso pra ficar em casa. Facilita muito quando a gente tem que amamentar na rua ou mesmo em casa. É uma mão na roda!

Bomba extratora de leite

Essa é a mais revolucionária invenção moderna e a principal aliada das mães que precisam voltar ao trabalho. A primeira bomba que eu comprei era manual, mas doía muito o bico do peito (o meu ficou em carne viva) e as mãos na hora de tirar, daí quando eu voltei a estudar decidimos comprar uma elétrica. É cara, mas vale cada centavo! Se vc fizer as contas, 2 meses de NAN pagam uma bomba e vc ainda continua dando o que há de melhor pro seu bebê: o leite materno. Em meia hora dá pra tirar uns 50ml (isso varia de mulher pra mulher, tem mulher que consegue mais, tem mulher que consegue menos, mas é só pra exemplificar o tanto que é rápido). Se você precisa trabalhar e não quer deixar de amamentar, invista nela! Há alguns sites que alugam essas bombas, caso você não queira comprar. Como eu quero ter outros filhos no futuro, acabei comprando. A melhor marca que eu conheço é a Medela. Essa é uma marca Suiça (se eu não me engano) que tem produtos voltados especificamente pra mães que amamentam. Existem vários modelos de bomba, cada um adequado à quantidade de uso que a mãe faz da bomba. A minha é a Mini Eletric, mas todo mundo fala que a Swing é a melhor. Vale a pena ir na loja e dar uma pesquisada.

Mamadeira Colher
Se você precisar se ausentar ou então precisa voltar a trabalhar e seu bebê ainda não fez 6 meses, o ideal é dar o leite na mamadeira colher. Ela é uma mamadeira e no bico tem uma colher (duh). Essa eu nunca usei pq não precisei e felizmente pude ficar em casa até a Aurora completar 11 meses, mas essa mamadeira é a ideal pra você dar o seu leite pro pequetucho sem correr o risco de haver confusão de bicos (gente, mamadeira PODE causar desmame sim! pro bebê é muito mais fácil tomar uma mamadeira do que mamar, daí a criança vai ficando preguiçosa e isso pode sim levar ao desmame precoce! não é com todos os bebês que acontece, mas pode acontecer com o seu, então é melhor não arriscar!)


(continua)

Um comentário:

Maíra disse...

Muito boas as dicas, Aretha.
Sabe que eu sempre achei que bomba elétrica era desnecessário e ainda podia causar problemas nos seios, mas agora que vc falou nela comecei a mudar meus conceitos!
Só tem 1 coisa que eu acho que vc poderia acrescentar: no lugar da mamadeira colher, pode ser um copinho comum! Eu acho bem fácil dar leite no copinho para bebês, fiz muito isso no Sofia Feldman e os recém nascidos tomavam tudo direitinho! Então acho que talvez dessa mamadeira seja desnecessária....

Beijos!