quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bolo de tangerina




Cara, eu AMO tangerina. Daí que outro dia eu tava voltando da academía e ví no mercadinho a dúzia custando DOIS dinheiros. Nem preciso dizer que eu miacabay né? Pois é, daí fiquei pensando onde eu ía enfiar tanta tangerina (não respondam) já que a parte mais fofa da casa não come frutas (oi Lu). Dei pra Aurora, que se esbaldou. Aliás, nos esbaldamos. Ela acabou de comer uma tangerina GRANDE e inteira! Chupou tudinho! hehehehe Enfim, voltando, lembrei dessa receita maravilhosa de bolo de laranja que eu tinha e resolví experimentar com tangerina. Ficou MÁ-RA! No meio da receita acabou o açúcar e eu por pura preguiça resolví usar o mascavo e ficou melhor ainda! A receita é do livro "Cozinhando sem crueldade" da Ana Maria Curcelli e eu super recomendo pra todos os vegetarianos (pra mim ele é a bíblia do vegetarianismo e a autora, além de brasileira, doa parte da renda arrecadada com os livros pros animais abandonados) e pras mães de crianças alérgicas a leite, ovos carne ou tudo junto. Sério, até receita de glacê sem leite tem! AMO de paixão! Esse bolo, além de ótimo, não leva nem leite nem ovo. Alérgicos, siesbaldem também!


Ingredientes
- 3 xíc de farinha de trigo
- 1 xíc de açúcar brando
- 1/2 xíc de açúcar mascavo
- 1 pitada de bicarbonato em pó
- 1 col de sobremesa de fermento em pó
- 1 xí e 1/2 de suco de tangerina (é só espremer a tangerina e coar, não coloque água senão fica sem gosto. é o suco purinho mesmo)
- 1/3 de xíc de óleo

Modo de Preparo
Coe o suco e retire todas as sementes e reserve. Peneire e misture, em uma vasilha, todos os ingredientes secos. Junte a eles os demais ingredientes e misture com uma colher de pau até obter uma massa homogênea - cerca de 5 min. Coloque em uma forma redonda untada com farinha e óleo e leve pra assar no forno por cerca de 45 min ou até o centro do bolo ficar seco.


:)



Ok, vá lá que morar na roça tem suas vantagens! Nunca que lá em Brasília eu ía achar umas tangerinas tão fresquinhas por um preço tão barato! Essa era daquela tangerina que o cara visivelmente foi lá colher no quintal e levou pra vender pra não estragar. :}

2 comentários:

Luciano Querido disse...

huahuahau a parte mais fofa foi foda..xD
O bolo ficou mt bom, eu recomendo...^^

Amo vc, coisa fofa!!

bjos

Luana mãe da Zíporah e de um bebê que está por vir. disse...

amayyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy