quinta-feira, 13 de outubro de 2011

15 boas razões para NÃO DAR chupeta ou mamadeira.

15 boas razões para NÃO DAR chupeta ou mamadeira.
Essa lista pode ser considerada uma via de regra para qualquer bebê. Os poucos e raros casos em que a chupeta possa ter justificativa médica não serão contemplados nessa lista, mas podemos discuti-los à parte.

A lista serve para chupetas ortodônticas, para chupetas do Ursinho Pooh, para chupetas flex, para chupeta hiflex para chupetas rox, para chupetas que soltam luzes, para chupetas que acendem no escuro, para chupetas que fazem barulho, para chupetas que giram e também servem para chupetas normais.

Diz-se que a chupeta ajuda a prevenir a Síndrome da Morte Súbita infantil. Mas esses estudos são poucos, ruins, com pouca relevância científica e bastante discutíveis.

Segue:
Por que NÃO dar chupeta para o bebê?

1 - A chupeta causa má respiração. Favorece a respiração bucal e dificulta a respiração nasal; Ela ensina o bebê a respirar errado e isso traz distúrbios a curto, médio e longo prazos.

2 - Prejudicando a respiração nasal e favorecendo a respiração oral, o sono é prejudicado. Fica mais agitado e menos profundo - incluindo alteração de postura, ronco e outros distúrbios que se apresentam.

3 - A arcada dentária fica severamente prejudicada. Compromete, além da apresentação estética dos dentinhos, a mordida - que poderá ficar mais aberta ou também "cruzada".

4 - Se prejudica a arcada e a mordida, o mastigar e engolir também ficam prejudicados. Isso também trará uma má educação alimentar.

4 - Pela alteração na arcada, a fala fica comprometida.

5 - Devido a essa alteração na dentição e devido ao uso incorreto da musculatura facial, um crescimento ósseo desarmonioso é estimulado e isso causa modificações faciais.

6 - A chupeta causa flacidez da bochecha, dos lábios, da língua e da musculatura da face. O bebê tende a ficar mais tempo com a boca aberta e exposta.

7 - A chupeta favorece o desmame precoce pois altera o posicionamento da boca em relação ao seio, uma vez que a troca de bicos cause confusão. Um bebê que recuse o peito está mais exposto a doenças do trato respiratório, a alergias e a várias outras doenças.

8 - A chupeta favorece o desmame precoce pois altera os efeitos do reflexo, distribuindo força maior ou menor na sucção, causando eventuais vômitos e engasgos para o bebê, ou, no caso mais comum de sucção enfraquecida, alimentação insuficiente. (A mãe também pode desenvolver dor ao amamentar, o que também contribui para o desmame).

9 - A chupeta causa, além do comprometimento da fala já citado, o atraso no desenvolvimento da fala. Ao invés de expressar-se para ser ouvida e para aprender a se comunicar, lá está a criança com a boca "tampada".

10 - A chupeta é um instrumento que acalma os pais, não o bebê. Ela serve para satisfazer a necessidade de silêncio dos adultos e não resolve a angústia do choro da criança. Em outras palavras: Ela não é facilitadora do vínculo afetivo e prejudica a interação e o (re)conhecimento da família diante das necessidades do bebê.

11 - Durante o primeiro ano de vida, o bebê passa por uma fase de desenvolvimento que a psicanálise denomina "fase oral". Durante esse período, os bebês experimentam o mundo. Texturas, sabores, formatos. A amamentação é a fonte de satisfação de um bebê. Ele nasce com o reflexo de sucção e aprende que é pela boca que pode obter satisfação. Então ele passa a experimentar objetos, formas, pele, partes do próprio corpo. Um bebê que use chupeta é privado de boa parte dessa fase de descobertas. Bebês com frustrações na fase oral têm maiores chances de desenvolver hábitos nocivos no futuro, como o de mascar chicletes, chupar dedo, comer exageradamente e fumar.

12 - A chupeta é uma grande fonte de fungos e bactérias. Favorece cáries precoces e expõe o bebê a doenças.

13 - A chupeta pode provocar irreversíveis alterações no céu da boca.

14 - A chupeta causa dependência física e psicológica.

15 - Usar chupeta é feio. E quase tudo isso que você leu nessa lista serve TAMBÉM para o uso de mamadeiras.
(Por Mah Araújo)

Referências:

http://www.fonoaudiologia.med.br/motricidade/117-alteracao-na-mordida-a-respiracao-errada-pode-estar-contribuindo
http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=89&id_detalhe=1696&tipo_detalhe=S
http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=89&id_detalhe=3190&tipo_detalhe=S
http://www.aleitamento.med.br/a_artigos.asp?id=1&id_artigo=285&id_subcategoria=2
http://www.fonoaudiologia.com/trabalhos/artigos/artigo-019/artigo-019-chupeta.htm
http://guiadobebe.uol.com.br/recemnasc/chega_de_chupeta.htm
http://www.cefac.br/revista/revista12/Artigo%206.pdf
http://www4.uninove.br/ojs/index.php/saude/article/viewFile/1414/1202

Adendos:

1 - Não é aconselhado uma retirada bruta. Inclusive da chupeta. Tudo tem que ser sempre gradual.

2 - Efeitos expostos na lista são agravados com o uso de "cheirinhos" e "paninhos" pendurados.


2 comentários:

Maíra disse...

Concordo em tudo!
Tenho verdadeiro PAVOR de chupeta, e não dou nem a pau para meu futuro filho, sério! Eu chupei essa merda, era viciada MESMO, e não quero cometer o mesmo erro com meu filho!

Ótimo texto!

Bjs

margareth disse...

Muito esclarecedora!!!Vou divulgar este texto e distribuir para minhas gestantes. Cientificamente correta!Muito bem escrita há muito não leio nada tão atrativo para ler sobre chupetas. Adorei o texto, parabéns!!!