domingo, 2 de outubro de 2011

Despedida da barriga

Quando a gente chega no final da gestação, principalmente praquelas que chegam às 40 semanas, dá um frio na barriga, uma vontade louca de conhecer o bebê e, não menos importante, se sentir aliviada das dores nas costas, do peso da barriga e do xixi de 5 em 5min. Daí que eu acho que fazer a despedida da barriga é um ritual super bacana que vai ajudar o teu bebê a entender que já está tudo pronto pra chegada dele e vai te ajudar a relaxar. Vou dividir um pouquinho com vocês o que eu aprendí nas minhas andanças por aí.

Escreva uma carta
Isso mesmo, escreva uma carta pro filhote. Diga como você se sente, o quanto o ama, como você preparou as coisas pra chegada dele, como está o papai, enfim, escreva o que lhe der na telha. É mais uma carta desabafo de final de gestação mesmo. No futuro, se vc tiver vontade, poderá mostrar a carta pra ele. Eu escreví uma pra Aurora e, além de me ajudar a colocar os pensamentos em ordem e ficar mais centrada, acabei entrando em trabalho de parto uns 3 dias depois.

Barriga de gesso
fonte: http://massagemolhosdemel.blogspot.com/2010/09/barrigas-de-gesso.html

Outra coisa legal de você fazer (e guardar como lembrança) é uma barriga de gesso! Tem alguns profissionais que fazem esse trabalho, mas dá pra você mesma fazer em casa com a ajuda de algumas amigas (num belo chá de bençãos), do marido ou de qualquer outra pessoa. Basicamente você coloca gesso na barriga e deixa secar. Não vou dar o PAP pq essa eu infelizmente não fiz (ô se arrependimento matasse!) e não sei fazer direito, mas acho que dando uma googolada vc deve encontrar.


Escalda pés
Outra coisa que foi tiro e queda pra me aliviar da tensão e fazer a Aurora sair da casinha foi um maravilhoso escada pés oferecido no hospital Sofia Feldman. Gente, olha, vou te contar que eu queria que a Aurora tivesse demorado mais a nascer só pra eu ter uns 4 escalda-pés daquele! Ô coisa mais maravilhosa de deus! kkkkkk Mas sério, voltando ao assunto, esse também é legal de fazer com as amigas que já tiveram filhos ou o marido pode fazer em você. Se você tem uma doula, é provável que ela saiba te oferecer um escalda pés dos deuses! Basicamente você pode pegar algumas folhas de alface (não me lembro pq, mas o alface tem alguma propriedade legal pra quem tá no final da gestação), umas pétalas de rosa e juntar numa bacia com água quente. É uma delícia!!!


Chá de bençãos
Essa é a melhor invenção EVER que eu já ví! As meninas lá de BH inventaram um negócio que se chama chá de bençãos e que elas fazem quando a gestante chega ao final da gestação. É uma roda de mulheres que se transforma num ambiente muito gostoso onde basicamente as outras mulheres mimam a gestante. Dentre os mimos, a gestante recebe massagens, o escalda pés, fazem a barriga de gesso, pintura na barriga e as outras mãos enviam boas vibrações e compartilham experiências com a "mom to be". Sabe, é bem daquelas coisas ritualisticas que foram se perdendo e que não deveriam de forma alguma ser deixadas de lado. O chá de bençãos faz a gestante se sentir querida, acolhida e com forças pra enfrentar os desafios da maternidade. É tanta ocitocina junto que não dá vontade de ir embora nunca mais! Tem também o chá de pós-parto, que é a mesma coisa que o chá de bençãos, porém quando o bebê já nasceu. Esse eu acho super importante pq todo mundo sabe que mãe nos primeiros dias de nascimento do bebê fica meio maluca, meio desnorteada e um tanto apavorada. É legal ter esse contato com outras mulheres que já passaram por isso pra ver que (além delas não terem ficado malucas) é assim mesmo.

(essas pinturas maravilhosas quem faz é a Julia, doula de SP)

Pintura na barriga
Essas pinturas na barriga também são ótimas pra brincar e ajudar a gestante a relaxar, além de serem uma ótima recordação da gravidez (e esconderem as estrias hehehehe). Dá pra tirar um monte de fotos bacanas. :)

Bom, é isso. Se eu lembrar de mais coisas depois eu posto.

2 comentários:

Maíra disse...

Ótimas dicas!
Se eu tiver mesmo um bebê algum dia, quero fazer tudo isso, sonho demais com cada um desses detalhes!!!

Beijinhos!!!

Unknown disse...

Super gostoso mesmo esse momento de relaxar e receber a benção atraves da pintura no ventre.
Eu fui agraciada com a Pintura da Barriga pela doula-atesã Julia Luah do blog doula natural e tbm com ela fiz o molde da barriga, foi um momento de amor e encanto.Adorei!
Ps:faltou o escalda pés, mas desta vez não deixarei de fazer!