Escreva uma carta
Isso mesmo, escreva uma carta pro filhote. Diga como você se sente, o quanto o ama, como você preparou as coisas pra chegada dele, como está o papai, enfim, escreva o que lhe der na telha. É mais uma carta desabafo de final de gestação mesmo. No futuro, se vc tiver vontade, poderá mostrar a carta pra ele. Eu escreví uma pra Aurora e, além de me ajudar a colocar os pensamentos em ordem e ficar mais centrada, acabei entrando em trabalho de parto uns 3 dias depois.
Barriga de gesso
fonte: http://massagemolhosdemel.blogspot.com/2010/09/barrigas-de-gesso.html
Outra coisa legal de você fazer (e guardar como lembrança) é uma barriga de gesso! Tem alguns profissionais que fazem esse trabalho, mas dá pra você mesma fazer em casa com a ajuda de algumas amigas (num belo chá de bençãos), do marido ou de qualquer outra pessoa. Basicamente você coloca gesso na barriga e deixa secar. Não vou dar o PAP pq essa eu infelizmente não fiz (ô se arrependimento matasse!) e não sei fazer direito, mas acho que dando uma googolada vc deve encontrar.
Escalda pés
Outra coisa que foi tiro e queda pra me aliviar da tensão e fazer a Aurora sair da casinha foi um maravilhoso escada pés oferecido no hospital Sofia Feldman. Gente, olha, vou te contar que eu queria que a Aurora tivesse demorado mais a nascer só pra eu ter uns 4 escalda-pés daquele! Ô coisa mais maravilhosa de deus! kkkkkk Mas sério, voltando ao assunto, esse também é legal de fazer com as amigas que já tiveram filhos ou o marido pode fazer em você. Se você tem uma doula, é provável que ela saiba te oferecer um escalda pés dos deuses! Basicamente você pode pegar algumas folhas de alface (não me lembro pq, mas o alface tem alguma propriedade legal pra quem tá no final da gestação), umas pétalas de rosa e juntar numa bacia com água quente. É uma delícia!!!
Chá de bençãos
Essa é a melhor invenção EVER que eu já ví! As meninas lá de BH inventaram um negócio que se chama chá de bençãos e que elas fazem quando a gestante chega ao final da gestação. É uma roda de mulheres que se transforma num ambiente muito gostoso onde basicamente as outras mulheres mimam a gestante. Dentre os mimos, a gestante recebe massagens, o escalda pés, fazem a barriga de gesso, pintura na barriga e as outras mãos enviam boas vibrações e compartilham experiências com a "mom to be". Sabe, é bem daquelas coisas ritualisticas que foram se perdendo e que não deveriam de forma alguma ser deixadas de lado. O chá de bençãos faz a gestante se sentir querida, acolhida e com forças pra enfrentar os desafios da maternidade. É tanta ocitocina junto que não dá vontade de ir embora nunca mais! Tem também o chá de pós-parto, que é a mesma coisa que o chá de bençãos, porém quando o bebê já nasceu. Esse eu acho super importante pq todo mundo sabe que mãe nos primeiros dias de nascimento do bebê fica meio maluca, meio desnorteada e um tanto apavorada. É legal ter esse contato com outras mulheres que já passaram por isso pra ver que (além delas não terem ficado malucas) é assim mesmo.
(essas pinturas maravilhosas quem faz é a Julia, doula de SP)
Pintura na barriga
Essas pinturas na barriga também são ótimas pra brincar e ajudar a gestante a relaxar, além de serem uma ótima recordação da gravidez (e esconderem as estrias hehehehe). Dá pra tirar um monte de fotos bacanas. :)
Bom, é isso. Se eu lembrar de mais coisas depois eu posto.
2 comentários:
Ótimas dicas!
Se eu tiver mesmo um bebê algum dia, quero fazer tudo isso, sonho demais com cada um desses detalhes!!!
Beijinhos!!!
Super gostoso mesmo esse momento de relaxar e receber a benção atraves da pintura no ventre.
Eu fui agraciada com a Pintura da Barriga pela doula-atesã Julia Luah do blog doula natural e tbm com ela fiz o molde da barriga, foi um momento de amor e encanto.Adorei!
Ps:faltou o escalda pés, mas desta vez não deixarei de fazer!
Postar um comentário