domingo, 23 de outubro de 2011

Orgulho Hetero


Daí que sexta eu fui numa palestra sobre Feminismo e identida de gênero no movimento GLBT na faculdade e fiquei cá matutando com os meus botões. Acho que não é novidade pra ninguém que eu curto ficar com mulher. Por mais que eu esteja casada e ame o meu marido de paixão e não tenha a mínima intenção de trocá-lo ou traí-lo com quem quer que seja (independente do gênero), posso dizer com quase certeza que eu vou morrer bisexual. Dito isso e passados os choques iniciais (que eu espero que sejam poucos, visto que se você está aqui no meu blog, presumo que você seja no mínimo uma pessoa mais mente aberta), eu já namorei meninas. Namorei e fazia questão de andar na rua de mão dada, de beijar em público e isso pra mim nunca foi um problema. Minha mãe (na época eu era adolescente) sabia e minha namorada frequentava a minha casa numa boa. Já briguei muito em festa e com "amigos" por conta de piadinhas preconceituosas e, principalmente, por gente querendo que eu desse "show" na rua e pedindo pra "entrar no meio", como se necessariamente duas mulheres precisassem de um pinto no meio. Enfim, já sofrí vários tipos de preconceitos e já presenciei situações deveras desagradáveis e humilhantes.

Daí que todo homosexual já sofreu preconceito. T O D O S! Acontece diariamente, na rua, em casa, dentro da própria família. Imagine você ir à padaria e não poder dar as mãos pra pessoa que você ama por medo de levar porra (e todos nós sabemos que isso acontece com mais frequência do que nos orgulhamos)? Pense o quanto seria frustrante ir ao cinema e não poder trocar beijos, abraços e andar de mãos dados por medo de ser expulso do lugar? Ou então ir à um bar e ser pedido pra se retirar pq alí é um "ambiente família" e as pessoas estão desconfortáveis em ver duas mulheres (ou homens) trocando carinhos? Todas essas são situações que eu presenciei e viví na pele, e me orgulho muito disso.

O que me mata é ver um bando de gente babaca (pq né, pra fazer esse tipo de coisa só sendo muito babaca) bater no peito e dizer que tem orgulho de ser hetero. Orgulho de quê, cara pálida? Orgulho de poder andar na rua despreocupado, de poder curtir tranquilo com a gatinha na praia ou no boteco, de não ter que brigar na justiça por anos pra poder adotar uma criança ou mesmo incluir o nome do seu parceiro na certidão de nascimento do seu filho, de poder entrar na UTI ou receber a herança do seu conjuge quando ele falecer? De não ter que precisar mover mundos e fundos pra ser quem você é? De não ter que "assumir" pra sua família que você é hetero? Quer dizer, porque é que vc deveria se orgulhar mesmo? Por fazer parte de uma maioria esmagadora que controla os padrões da sociedade?

Toda vez que eu vejo um homosexual, eu me orgulho sim. Tenho orgulho dos meus amigos que enfrentaram a família inteira pra poder ser aceito ao lado da pessoa que ama, tenho orgulho de uma amiga minha que processou o próprio tio por conta de piadas homofóbicas, morro de orgulho quando vejo um casal homo andando de mãos dadas na rua e, acima de tudo, morro de orgulho das pessoas assumirem exatamente o que elas são, pois pra isso é preciso uma dose de coragem que a maioria dos heteros que participam desse tipo de evento nunca na vida vão saber nem o sabor.

Só sabe a delícia e a dor de ser o que se é quem não tem vergonha de bater no peito e gritar pro mundo: EU SOU ASSIM!

4 comentários:

ieri disse...

Como diria Voltaire "Posso não concordar com nenhuma de suas palavras, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las"... Essa frase expressa tudo que tenho a falar sobre sua postagem. No primeiro ponto, qualquer um tem direito de ter orgulho de qualquer coisas e se manifestar assim da forma como quiser, desde que não interfira nos direitos dos outros, ou seja, deixa os caras terem orgulho de ser hetero. Porém você por outro lado tem o direito de esculhambar quem faz esse tipo de manifestação, por que vc tem o direto de se expressar também como você quer... Mas acho que hoje em dia, pelo menos na UnB as coisas mudam de lado, no qual a "minoria" oprime a "maioria", sendo comum levantarem a bandeira do Brasil com a faixa do orgulho gay , esticada na sua horizontal, sendo comum pixarem cartzaes de festas open bar promovidas por cursos de direto e engenharias dizendo que são festas homofobicas ou coisas do tipo. Pessoas que se dizem ter orgulho de ser hetero tentam de forma ou de outra esculachar quem não é, ou quem nem ao menos tem uma opinião sobre isso... Sou a favor sim de debates, discussões, mas não sou a favor da opressão só porque as pessoas se acham no direito de faze-lá

Maíra disse...

Perfeito seu post, Aretha.
Sabe, essa história de orgulho hetero é tão ridículo quanto dizer coisas como 100% Branco ou coisas do estilo. Tipo... heteros não sofrem preconceito! Já li alguns textos muito bons sobre o assunto, mas basicamente é aquela coisa: homem, branco e hetero é o perfil que domina o mundo e sempre dominou, que não sofre preconceitos e tudo o mais, logo, dizer que tem orgulho disso é totalmente ridículo e ignorante! Mulheres sofreram e ainda sofrem por serem consideradas piores, negros sofreram e ainda sofrem por serem considerados piores, homossexuais sofreram e ainda sofrem por serem considerados piores... todas essas 3 classes já tiveram e ainda tem direitos básicos negados por serem o que são, o que não acontece com homens, brancos e heterossexuais! Pra mim, isso resume tudo!

Sinto vergonha alheia de quem diz ter orgulho de ser branco e hetero, sabe?! Vergonha!

Obs: eu não sabia que vc é bi e já namorou mulher! Acredita?! rs!

Maíra disse...

Menina, nós já vimos esse "Dead Set" sim, é muitoooo massa, eu adorei, hahaha... olha, eu acho que já vi tudo quanto é filme de zumbi que existe, viu, mas quando vc souber de mais algum vai me falando! Atualmente tô lendo um livro de zumbis chamado "CIDADE DOS MORTOS" que parece ser bem legalzinho tbm, comecei esses dias!

Lúcia Machri disse...

essa Maíra me enoja muito
ô pessoa mais podre
vive levantando bandeira pros homossexuais e falando mal dos heteros
preconceituosa é ela, q acha q homossexuais merecem mais respeito q heteros
ambos merecem iguais
mas ela vive dando ênfase só para os homo
conheço essa peste pela internet a mais de 5 anos e cada dia sinto mais nojo dela
asquerosa
deveria saber respeitar cada um, coisa q ela não sabe fazer
infelizmente essa porca preconceituosa ainda não morreu pq seria um favor q ela faria pro mundo